ANP garante mini-refinaria para UFCG preparar novos especialistas - WSCOM

menu

Economia & Negócios

25/10/2005


ANP garante mini-refinaria para UFCG

O presidente da Agencia Nacional do Petroleo reafirmou hoje a garantia dada de implantação de uma mini-refinaria para o curso de Química Industrial da Universidade Federal de Campina Grande, na Paraiba. Ontem, em audiencia com o senador Ney Suassuna, ele revelou a inserção de Sousa nos futuros leilões para exploração de petroleo.

A participação da Paraíba no 8.º Leilão irá atrair excelentes investimentos – comentou Suassuna.

Segundo a assessoria da ANP, a realização das rodadas de negócios, que as empresas interessadas em explorar as áreas com petróleo e gás natural conhecem os novos campos do óleo no País. Para o 8.º Leilão estarão disponíveis as áreas terrestres do Estado, mais especificamente as áreas do município de Sousa. O petróleo paraibano está sendo qualificado pela ANP como excelente, tanto em qualidade quanto em quantidade.

“O óleo encontrado na Paraíba é mais limpo, mais valorizado, bem parecido com o que encontramos no Rio Grande do Norte”, informou o diretor-chefe da ANP, Haroldo Lima.

Com relação à capacidade de produção, estima-se que a produção do Estado registre 15 mil barris por dia, o que, segundo o diretor da ANP, é a capacidade de um campo petrolífero médio a grande porte. O petróleo também foi encontrado no litoral paraibano e as pesquisas já foram iniciadas.

“Pode ser que dê tempo das áreas litorâneas, continentais, entrarem no 8.º Leilão, porque os estudos estão bem adiantados. Mas se não der tempo no 8.º, o diretor da ANP já me garantiu que entrará no 9.º, que vai ser realizado também no próximo ano”, completou o senador.

Uma outra garantia dada por Haroldo Lima ao senador Ney Suassuna foi o apoio para à implantação de uma mini-refinaria para o curso de Química Industrial da Universidade Federal de Campina Grande.

“O Projeto Refinaria Escola está pronto e vai possibilitar que os paraibanos saiam na frente na corrida pelas vagas que certamente abrirão com a implantação da refinaria em Pernambuco. O diretor da Agência me garantiu que a ANP dará todo apoio técnico”, explicou o líder.

Notícias relacionadas