Aniversário de João Pessoa começa a ser comemorado com Alvorada e Maratona - WSCOM

menu

Paraíba

06/08/2005


Aniversário de João Pessoa começa

Às cinco horas da manhã desta sexta-feira, dia em que a cidade de João Pessoa comemorou 420 anos, a Banda 5 de Agosto, da Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), despertou os moradores das ruas próximas ao Busto de Tamandaré na praia de Tambaú com uma alvorada saudando os primeiros raios de sol. Houve também maratona.

A alvorada começou quando o dia ainda não havia raiado e uma leve bruma tornava a manhã mais fria, o que diminuiu o número de pessoas que diariamente caminham pela orla de Tambaú e Cabo Branco. Mas isso foi só no começo. Depois os moradores foram acordando e vindo se associar a homenagem que o prefeito Ricardo Coutinho (PSB) prestava, pessoalmente, à cidade.

Antigos dobrados, marchinhas de carnaval e forró foram alguns dos ritmos tocados pela banda, que este ano comemora 41 anos. Mas o ponto alto foi durante a execução da música “Meu Sublime Torrão”, de Genival Macedo, e que é uma espécie de hino de João Pessoa.

Além do prefeito Ricardo Coutinho, estiveram presentes ao evento o secretário do Desenvolvimento Urbano, Guilherme Soares; o presidente da Funjope, Luiz Carlos Vasconcelos; e vários auxiliares da administração municipal. Os praticantes do cooper matinal formaram um público emocionado com a homenagem.

Maratona – Mas a alvorada foi apenas o início de uma verdadeira “maratona” de atividades alusivas ao aniversário da quarta cidade mais antiga do Brasil. Em seguida, na Lagoa do Parque Solon de Lucena, o Coral da Câmara Municipal e a Banda 5 de Agosto entoaram o “Parabéns Pra Você”, atraindo populares, que àquela hora da manhã, 8h, já se encontrava no centro da cidade.

Em entrevista aos meios de comunicação que estiveram fazendo a cobertura do evento, o prefeito Ricardo Coutinho adiantou que a Prefeitura pretende começar uma experiência que vai mudar a rotina do pessoense.

Ele admitiu que no próximo verão a Lagoa terá o trânsito do anel interno fechado – apenas em alguns domingos – com atrações de esportes, lazer e artes, permitindo que a população desfrute mais intensamente daquela área, escolhida nesta quinta-feira para ser o cartão postal da cidade.

A próxima parada foi no Parque Zôobotânico Arruda Câmara (Bica), que teve sua fachada reformada e ganhou uma placa indicando o nome do local, antes inexistente. Durante todo o dia, a população pode participar das inúmeras ações empreendidas pela PMJP, todas alusivas ao aniversário de 420 anos da cidade.

Notícias relacionadas