Analista de SEO: por que esse profissional é tão importante? - WSCOM

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Brasil

21/02/2019


Analista de SEO: por que esse profissional é tão importante?

Foto: autor desconhecido.

O marketing digital tem sido a principal estratégia de divulgação das empresas na atualidade. Nesse nicho, o SEO tem ocupado uma posição de destaque nos últimos anos devido aos resultados positivos/satisfatórios que alcança. 

Com o crescimento da área, a busca por Analista de SEO tem aumentado significativamente nos últimos anos. O profissional trabalha com otimização e monitoramento das páginas online nos buscadores como o Google, Yahoo, Bing, entre outros. 

O que faz Analista de SEO?

Search Engine Optimization, ou simplesmente SEO, é uma estratégia de marketing para os sites aparecerem nas primeiras páginas dos buscadores da internet. Estudos do próprio Google revelam que 94% dos usuários costumam acessar somente os primeiros resultados do seu buscador. 

Quem aparece na primeira página e nas primeiras posições têm maiores chances de estabelecer um vínculo com o internauta. Por isso as estratégias de SEO não envolvem somente o uso das palavras-chave e devem estar atreladas a outras técnicas de Marketing. 

O dia a dia do Analista de SEO envolve diferentes atividades. Desde reuniões com equipes de vendas e marketing à busca de palavras-chave e criação de conteúdos que possam atrair mais tráfego. Além disso, o profissional monitora as estratégias implementadas, avaliação das palavras chave mais buscadas e que estejam relacionadas ao negócio e análise da usabilidade do site.  Em sua rotina o Analista de SEO utiliza diferentes ferramentas, que auxiliam e facilitam o trabalho realizado. 

Por que o Analista de SEO é tão importante?

 

Diariamente, cerca de 3,5 bilhões de buscas são realizadas somente no Google. Atingir um público dessa magnitude é fundamental para as empresas que desejam se manter competitivas no mercado. 

Uma campanha de marketing com técnicas de SEO bem utilizadas pode aumentar consideravelmente o tráfego no site e o público da marca. Quem aparece na primeira posição do Google, por exemplo, pode conquistar até 32,5% dos cliques. Essas estatísticas não devem ser ignoradas pois demonstram a importância do SEO para as empresas. 

Como ser Analista de SEO?

A formação na área ainda é considerada restrita devido a necessidade do profissional buscar os meios necessários para uma qualificação na área. É importante que o analista tenha domínio das técnicas e ferramentas relacionadas ao SEO e, para isso, é comum realizar cursos de marketing que turbinem o currículo, já que a faculdade não costuma incluir esses conteúdos em sua grade curricular. Em uma rápida pesquisa na internet também é possível encontrar diversos materiais sobre SEO, desde apostilas, e-books à um guia completo para uma carreira em marketing digital

 

Além de gostar de tecnologia e acompanhar as tendências do mercado, o Analista de SEO deve possuir um perfil analítico e expertise para entender o perfil e as necessidades do público. Como não existe uma graduação para ser Analista de SEO, a profissão é geralmente exercida por graduados na área de comunicação como o curso de MarketingJornalismo, Relações Públicas ou até mesmo profissionais dos cursos de TI.