ANA abre comportas de Coremas para RN e revolta população - WSCOM

menu

Paraíba

19/04/2017


ANA abre comportas de Coremas para o RN

SECA

Foto: autor desconhecido.

A Agência Executiva de Gestão das Águas do Estado da Paraíba (AESA) iniciou, por determinação da Agência Naconal de Águas (ANA), a liberação da água no Rio Turbina do Açude Estevão Marinho no município de Coremas.

A válvula dispersora da Unidade Geradora 02 da Usina Coremas foi aberta de forma que a vazão difluente para o Rio Piancó seja igual a 0,5 m³/s (500 L/s). "Assim que a defluência de 0,5 m³/s (500 L/s) do Açude Coremas resultar em aumento de vazão na estação fluviométrica Pau Ferrado, situada aproximadamente 8 km a jusante da barragem do reservatório Coremas, será programada a interrupção da descarga do reservatório Mãe D’Água para o Rio Aguiar", explicou a ANA.

O Açude Estevam Marinho praticamente secou. Com as últimas chuvas, chegou ao seu volume de 42,7 milhões de m³ de água, o que representa cerca de 8% de sua capacidade máxima. Com a abertura, as águas da cidade vão para o Rio Grande do Norte.

Políticos e entidades de classe da cidade estão se mobilizando junto aos órgãos competentes para que essa água não seja liberada, pelo fato do açude Estevão Marinho estar em estado critico.

Notícias relacionadas