Alunos do SENAI/PB disputam vaga em competição internacional - WSCOM

menu

Paraíba

13/07/2016


Alunos competem por vaga internacional

SENAI/PB

Foto: autor desconhecido.

Agilidade, perfeição e capacidade de resposta face a desafios são alguns dos principais atributos exigidos dos bons profissionais. Referencia nacional e internacional em ensino profissionalizante, o SENAI busca formar profissionais que apliquem em seu cotidiano esse padrão de excelência e competência, a fim de também fortalecer o mercado.

A fim de fortalecer este compromisso o SENAI participa de inúmeras ações voltadas a excelência e ao fortalecimento da educação profissional, a exemplo da WorldSkills Competitions (WSC), na qual o SENAI representa o Brasil desde 1983. Realizado a cada dois anos o WorldSkills é omaior evento de educação profissional do mundo, chegando a reunir mais de 1.200 alunos de todos continentes. Os participantes são representantes de mais de 60 países das Américas, Europa, Ásia e África e Pacífico Sul.

Este ano o Departamento Nacional do SENAI está realizando as seletivas em diferentes estados, no período de 4 de julho a 12 de agosto, reunindo os melhores alunos da instituição em todo o Brasil. Eles disputarão as vagas para integrarem a Delegação Brasileira, na WorldSkills 2017. Na Paraíba a seletiva acontecerá de 25 a 29 de julho, no SENAI Odilon Ribeiro Coutinho, em João Pessoa, onde 17 competidores de vários Estados estarão disputando entre si. A 44ª Competição WorldSkills acontecerá de 14 a 19 de outubro de 2017, em Abu Dhabi, capital dos Emirados Árabes Unidos.

O SENAI/PB irá participar de quatro etapas seletivas este ano. A primeira terá oito competidores. Entre eles, o aluno do CFP Odilon Ribeiro Coutinho – João Pessoa, Alysson Sousa de Oliveira, que disputará na seletiva de Curitiba-PR, de 25 e 29 de julho, a vaga na ocupação de Polimecânica e Automação. O segundo representante paraibano é Ednaldo Ferreira dos Santos, do SENAI CFP José Willian L. Leal, em Bayeux, que disputará a vaga, em João Pessoa, para ocupação de Aplicação de Revestimentos Cerâmicos. O terceiro paraibano a disputar as seletivas é o aluno Lavoisier de Oliveira Lima, do IST Odilon Ribeiro Coutinho – João Pessoa, que concorrerá, entre 17 competidores, a vaga em Instalações Elétricas Prediais de 08 a 12 de agosto, em Campo Grande/MS. E, por fim, na seletiva Ocupação Tecnologia de Moda, a ocorrer entre os dias 25 a 29 de julho, em Blumenau/SC, na qual representará a Paraíba a aluna Sara Soares Silva (foto), do Centro de Tecnologia de Moda – Campina Grande. Ela também estará competindo entre 17 concorrentes.

Sabe-se que, em ocupações técnicas, como instalador elétrico predial, aplicação de revestimento cerâmico, técnico em moda e polimecânica, qualquer erro pode inviabilizar um bom desempenho na execução de um projeto em qualquer lugar do mundo. Por essa razão, ao decorrer das competições os alunos estarão resolvendo desafios das suas ocupações usando habilidades individuais e/ou coletivas, obedecendo a padrões de qualidade internacional. No total, as competições serão divididas em mais de 50 ocupações, que variam desde carpintaria e robótica móvel, a produtos de floricultura para manutenção de aeronaves.

Esta será a primeira vez que o Oriente Médio sediará aWorldSkills Competitions. A escolha aconteceu na Assembleia Geral da WSC, em 2013, na Leipzig – Alemanha. A 43ª Competição WorldSkills aconteceu em 2015, aqui no Brasil, na cidade de São Paulo.

Informações complementares sobre a participação dos alunos do SENAI/PB nas seletivas da WorldSkills, podem ser obtidas pelo fone: (83) 2101-5374.