Alimentos e roupas sobem menos e inflação para terceira idade desacelera no 1º t - WSCOM

menu

Economia & Negócios

13/04/2011


Alimentos e roupas sobem menos

Terceira Idade

Foto: autor desconhecido.

O IPC-3i (Índice de Preços ao Consumidor da Terceira Idade), que acompanha os preços de produtos para famílias compostas por pessoas com mais de 60 anos de idade, desacelerou no primeiro trimestre deste ano. O ritmo menor de alta dos preços dos alimentos e das roupas ajudou a aliviar o peso no bolso. Os dados foram divulgados nesta quarta-feira (13) pela FGV (Fundação Getulio Vargas).

Como um todo, o grupo dos alimentos teve alta de 2,63% entre janeiro e março deste ano (muito abaixo dos 5,51% vistos um ano antes), mas o preço das carnes bovinas teve queda (de 6,30%, contra uma forte alta de 18,83% no mesmo período de 2010. As roupas também subiram bem menos – a alta foi de 0,55% no período, contra avanço de 2,52% um ano atrás.

Houve alta, no entanto, nos grupos transportes, habitação, despesas diversas, educação, leitura e recreação e saúde e cuidados pessoais.

Os itens que tiveram os maiores avanços nesses grupos foram: ônibus urbano, empregada doméstica mensalista, mensalidade para TV por assinatura, cursos formais e médico.

Notícias relacionadas