Álcool pode substituir até 10% da gasolina do mundo - WSCOM

menu

Economia & Negócios

09/06/2006


Álcool pode substituir até 10%

O álcool produzido a partir da cana-de-açúcar poderá eventualmente substituir cerca de 10% da gasolina usada atualmente em todo o mundo, segundo relatório divulgado hoje pelo Worldwatch Institute.

De acordo com o instituto, a produção global de cana poderia se expandir para cobrir tal nível. Enquanto os preços do petróleo ultrapassaram a marca dos US$ 50 por barril, a produção de álcool a partir da cana é “significativamente mais barata que da gasolina”, afirma o documento. Atualmente, cerca de metade da safra brasileira de cana-de-açúcar é usada para gerar o combustível, de acordo com o instituto.

No documento, o Worldwatch diz que o potencial para a produção de biocombustível em áreas tropicais é “particularmente grande” por causa do elevado índice de produtividade e do baixo custo com a terra e despesas trabalhistas. O instituto também destaca que as fábricas localizadas em áreas tropicais também apresentam gastos energéticos mais favoráveis que em regiões de clima temperado.

O estudo, elaborado com a colaboração da Agência Alemã para Cooperação Técnica e Fontes Renováveis (German Agencies for Technical Cooperation and Renewable Resources), foi patrocinado pelo Ministério da Agricultura, Alimentação e Proteção ao Consumidor da Alemanha. As informações são da Dow Jones.