Adolescente é internada no Hospital Universitário com suspeita de malária após passar final de semana no município de Conde - WSCOM

menu

Paraíba

03/05/2019


Adolescente é internada no Hospital Universitário com suspeita de malária após passar final de semana no município de Conde

O jovem apresentou mialgia, cefaleia e febre, sintomas da doença.

Imagem meramente ilustrativa

Um jovem de apenas 17 anos foi internado no Hospital Universitário Lauro Wanderley (HU), em João Pessoa, suspeito de ter contraído malária. Segundo a assessoria de imprensa do hospital, o jovem passou o feriado de Semana Santa na cidade de Conde, no Litoral Norte do Estado. Três casos já foram confirmados na Paraíba só nos quatro primeiros meses do ano.

 

Ainda de acordo com a assessoria, o jovem apresentou, na manhã da última quarta-feira (1º), mialgia (dor no corpo) e cefálea (dor na cabeça), sintomas da doença. Depois disso, o quadro evoluiu para uma febre e se agravou.

 

Foi feito um teste rápido, na noite desta quinta-feira (02), que deu resultado negativo para malária. No entanto, como os sintomas estão muito acentuados, segundo os médicos, foi recolhido material para fazer o exame da gota espessa, que irá dizer com exatidão se o caso é ou não de malária. A coleta para enviada para o laboratório e o resultado deverá sair ainda na tarde desta sexta-feira (03).

 

Ação do Mosquito

O mosquito transmissor da doença é chamado de Anopheles, também conhecido como mosquito-prego. Ele é bastante comum em regiões com rios e matas, como é o caso de Conde. O que não é comum na região é a Malária, onde se aponta uma suspeita de que uma pessoa infectada trouxe a doença para a região, possivelmente, durante o período de Carnaval.

 

Ações de urgência da secretaria de Conde

A Secretaria de Saúde do Município de Conde informou que o atendimento de urgência pode ser realizado na Unidade de Pronto Atendimento (Policlínica), no Centro da cidade, que funciona durante 24h.