Ação humanitária da Embaixada de Negócios para ajudar venezuelanos recebe apoio do MPT-PB - WSCOM

menu

Paraíba

12/02/2019


Ação humanitária da Embaixada de Negócios para ajudar venezuelanos recebe apoio do MPT-PB

A ação humanitária da Embaixada de Negócios, uma associação de empresários cristãos da Paraíba, para inserir os venezuelanos no mercado de trabalho ganhou apoio do Ministério Público do Trabalho (MPT-PB). O procurador-chefe do MPT-PB, Carlos Eduardo de Azevedo Lima, e o chefe da Assessoria Jurídica do Gabinete da Procuradoria Regional do Trabalho da 13ª Região-PB, Lindberg Leitão Batista, receberam a visita dos diretores da Embaixada de Negócios para tratar das ações em prol dos refugiados venezuelanos que vivem no Estado.

“O apoio do MPT-PB é muito importante. Além de dar respaldo e transparência à causa dos refugiados venezuelanos no nosso Estado, acaba ajudando no processo da celeridade da documentação e ainda pode atrair outras instituições e entidades empresariais para apoiar essa causa que vai muito além da contratação de mão de obra, pois como é uma causa humanitária se trata, na verdade, da promoção da dignidade da pessoa humana”, declarou o presidente da Embaixada de Negócios da Paraíba e CEO da PJI Consulting, Paulo Junior.

No último mês de janeiro, o presidente da Embaixada de Negócios lançou um desafiou aos associados da entidade: inserirem os refugiados venezuelanos no mercado de trabalho local como forma de promover oferecer dignidade às dezenas de famílias de refugiados venezuelanos que chegaram à Paraíba, após o agravamento da crise econômica, social e política de seu país.  Segundo Paulo Júnior, o desafio surgiu após o secretário Nacional de Proteção Global, Sérgio Queiroz, narrar as atuais condições de vida dos venezuelanos na fronteira com o Brasil e a necessidade da sociedade civil e de entidades organizadas do país, incluindo o seu Estado natal da Paraíba, de participar de forma mais ativa dessa ação humanitária. 

Segundo Paulo Júnior, além de apoio e publicidade da causa, a Embaixada de Negócios publicou em seu site www.embaixadadenegocios.com.br alguns currículos dos venezuelanos. “Qualquer empresa ou empresário paraibano pode fazer consultas sobre esses profissionais venezuelanos”, acrescentou.

Próximas etapas da ação – O presidente da Embaixada de Negócios informou as próximas etapas que serão realizadas em favor da causa e de apoio à organização Aldeias Infantis SOS, no bairro de Mangabeira, onde os venezuelanos estão abrigados. “Vamos deflagrar um plano de ação com apoio da Fundação Cidade Viva e, agora, do MPT-PB que envolve capacitação e treinamento dos venezuelanos, introduzindo aulas de língua portuguesa; algumas pinceladas da cultura, costumes locais; dicas para entrevistas de emprego e de reorganização da vida financeira deles, que está destruída, além de realizar um perfil comportamental e psicológico dos venezuelanos com ações de RH para facilitar a reinserção delas no mercado de trabalho. O objetivo será o de facilitar a contratação dos venezuelanos”, detalhou.

O executivo Paulo Júnior reforçou que do lado “da Embaixada de Negócios permanecerá a publicidade da causa e um pedido aos empresários para que se esforcem em abrir vagas para essas dezenas de pessoas. Se rapidamente cada um fizer a sua parte nesse problema humanitário, mais rápido será solucionado, pois como tenho frisado: não se trata apenas de oferecer empregos aos venezuelanos, mas fundamentalmente é uma ação humanitária pontual. Esses venezuelanos refugiados que estão na Paraíba tiveram de deixar toda a história de vida para trás para escapar da violência, da opressão e da fome. Por isso, estamos pedindo apoio de outras entidades e empresários para resolvermos esse problema mais imediato. Mais do que um emprego sabemos que essa causa é um problema de dignidade humana”, frisou.

O que é Embaixada de Negócios – A Embaixada de Negócios da Paraíba é uma Associação Empresarial, lançada oficialmente em novembro de 2018, para gerar ajuda mútua entre empresários, promoção de educação executiva, estímulo a novos negócios e também para facilitar a propagação da cultura de paz e da ética cristã nos negócios.

A Embaixada de Negócios atua com encontros periódicos chamados “FE – Fortalecimento Empresarial” e criará o curso de “Formação de Embaixadores de Negócios”, com certificação da Faculdade Internacional Cidade Viva com módulos que desenvolverão competências essenciais para o exercício do empreendedorismo saudável e promissor. Estão programados também workshops, palestras, seminários, rodadas de negócios entre os associados, além de apoio em ações sociais por meio da parceria com a Fundação Cidade Viva e de outras entidades. Será uma grande oportunidade para difundir atividades empresariais, realizar pesquisas e publicações de vídeos e outros materiais destinados à divulgação e informação sobre os negócios na Paraíba. Mais informações no site  https://embaixadadenegocios.com.br