1º Campeonato de Xadrez por equipes acontece nesta quinta-feira - WSCOM

menu

Mais Esporte

04/06/2018


1º Campeonato de Xadrez por equipes acontece nesta quinta-feira

Foto: autor desconhecido.

O 1º Campeonato de Xadrez por Equipes com alunos da Rede Municipal de Ensino acontece nesta quinta-feira (7), no ginásio poliesportivo do Centro Administrativo Municipal (CAM), no bairro de Água Fria. No total, 24 equipes participam da competição que premiará com troféus e medalhas os primeiros colocados. O objetivo do campeonato é estimular a prática do esporte, além da sociabilidade e senso de coletividade dos alunos.

No turno da manhã, 12 escolas que possuem aulas apenas em um turno concorrem entre si, enquanto as escolas com aulas integrais irão competir no período da tarde. Está prevista a realização de um quandrangular final com as duas melhores equipes de cada turno, em dia e horário ainda não confirmados. O sistema de disposta é o chamado ativo, ou seja, serão cinco rodadas em que cada competidor tem 15 minutos de reflexão para executar as jogadas.

Segundo Francisco Cavalcanti, que está à frente da competição além de ser o coordenador do projeto Xadrez nas Escolas, trata-se da primeira competição com equipes como forma de estimular os alunos. “Já introduzimos o xadrez nas escolas de forma individual e tivemos resultados satisfatórios. Agora vamos iniciar esse trabalho em equipe porque podemos estimular outras áreas como a sociabilidade e o senso de coletividade dos alunos”, destacou.

O projeto – O Xadrez Escolar é promovido pela Prefeitura Municipal de João (PMJP), através da Secretaria de Educação e Cultura (Sedec). O xadrez é um esporte, também considerado uma arte e uma Ciência. Pode ser classificado como um jogo de tabuleiro de natureza recreativa ou competitiva para dois jogadores.

O projeto tem como objetivo incentivar e valorizar o desempenho dos alunos das escolas municipais a desenvolver raciocínios e criar relações sociais saudáveis através do xadrez. Atualmente, o projeto está inserido em 22 escolas em Tempo Integral.

Notícias relacionadas