14º edição do Folkcom discute pedagogia da folkcomunicação e da cultura popular - WSCOM

menu

Paraíba

25/09/2017


14º edição do Folkcom começa nesta 4a

EM CAMPINA GRANDE

Foto: autor desconhecido.

A Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) e a Rede de Estudos e Pesquisas em Folkcomunicação (Rede Folkcom) realizará de 27 a 29 de Setembro, o 14º Seminário Os Festejos Juninos no Contexto da Folkcomunicação e da Cultura Popular, no Centro de Integração Acadêmica da UEPB (CIAc), em Campina Grande (PB), com tema central “Pedagogia da Folkcomunicação e da Cultura Popular”.

A temática do evento será abordada através de cinco grupos de trabalho: educomunicação e folkcomunicação; comunicação, educação e desenvolvimento; movimentos sociais, festejos juninos e dinâmicas educativo-culturais; folkcomunicação nos contextos religiosos; e pedagogia do jornalismo cultural. Os GTs tratarão de questões fundamentais à educação contemporânea, tais como: aprende-se o saber do povo nas escolas? De que forma os saberes populares estão interagindo com outros saberes no processo de construção das identidades culturais nos contextos locais, regionais, nacionais e mundiais? Como a arte e a cultura popular estão sendo trabalhadas na formação de crianças, jovens e adultos na rede pública e privada de ensino?

 “O Seminário pretende mapear, problematizar e analisar as experiências em andamento, os resultados alcançados em termos de ensino e aprendizagem e as potencialidades didático-pedagógicas do folclore, da arte, da comunicação, religião e da cultura popular no contexto da educação brasileira, tanto em nível regional como nacional”, destaca o coordenador do Folkcom UEPB, professor Luiz Custódio da Silva.

A programação contará com oficinas, mesas redondas, apresentações culturais, grupos de trabalhos, exposição fotográfica e lançamento de livros. O credenciamento do evento acontecerá no dia 27, às 08horas, na Secretaria do Seminário, onde paralelamente serão realizadas as primeiras oficinas das 08s às 12 horas. A Solenidade de Abertura começará a partir das 14horas, no auditório I da CIAc.

O evento mantém parceria com o Curso de Graduação em Educomunicação da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), Editora da UEPB, Editora e Coordenação de Produção Audiovisual do Instituto Federal da Paraíba (IFPB) e Grupo de Pesquisa Ação Formação de Professores e Práxis Educativo-Coletiva da UEPB, IFPB Campus Picuí e Faculdade São Francisco de Barreiras (BA).

Mais informações:
Departamento de Comunicação Social, UEPB
Telefone: (83) 3344-5316
Email: decom@ccsa.uepb.edu.br

Valtyennya Campos Pires
Telefone: (83) 98745-6254
Email: valtycampos@gmail.com

Ana Sousa
Telefone: (83) 987268306
Email: anasousajornalista@hotmail.com

Notícias relacionadas