menu

Cinema

16/06/2019


Netflix lança longa metragem sobre colapso da democracia brasileira

Documentário de Petra Costa, elogiado no exterior, estreia na próxima quarta-feira, 19.

Estreia dia 19, na Netflix, o documentário “Democracia em vertigem” (Divulgação)

O documentário “Democracia em Vertigem”, produção original brasileira, estreia globalmente em 19 de junho, na Netflix, gigante do streaming de filmes e séries. O longa da cineasta brasileira Petra Costa retrata como o sistema político brasileiro entrou em colapso após o golpe contra Dilma Rousseff (PT), em 2016, culminando, no ano passado, na eleição de um governo de extrema-direita com Jair Bolsonaro (PSL).

Assista ao trailer de Democracia em Vertigem:

A narrativa explora um período de crise da democracia no Brasil, que culminou na polarização do País. Relatos da cineasta misturam-se com momentos da história dos ex-presidentes Dilma Rousseff e Luiz Inácio Lula da Silva, além do atual governo de Jair Bolsonaro.

Após sua estreia no Festival de Sundance, nos Estados Unidos, o jornal The New York Times teceu elogios sobre o longa. “Um documentário absolutamente vital (…) Petra usa seu filme para explicar a história complicada do Brasil e avisar que mesmo uma democracia aparentemente estável e próspera pode cair no caos em instantes”, disse o crítico Noel Murray. Já a revista Variety posicionou a cineasta em uma lista de “10 documentaristas para assistir em 2019”. A crítica mais chocante veio do portal também norte-americano Indie Wire: “Uma visão assustadoramente pessoal sobre o início de uma ditadura de extrema-direita”.

 

Portal WSCOM