Futebol

MP realiza inspeção no Almeidão e pede que governo não ceda a pressões para libe

alerta


18/01/2013



O Ministério Público da Paraíba (MPPB) faz um alerta ao governo do estado para que cumpra de forma rigorosa o cronograma das obras de reforma e recuperação do Estádio José Américo de Almeida Filho, o Almeidão, localizado em João Pessoa, no Bairro do Cristo Redentor. O MPPB quer afastada qualquer possibilidade de antecipação de liberação do gramado, resultante de toda e qualquer tipo de pressão.

“Estamos exigindo o cumprimento do cronograma, sem afetar a qualidade do serviço, o que é muito importante”, pontuou o procurador-geral de Justiça do MPPB, Oswaldo Trigueiro do Valle Filho, durante a primeira inspeção oficial do Ministério Público às obras de reforma do Estádio Almeidão, na manhã desta sexta-feira (18).

Junto com o promotor de Justiça Valberto de Cosme Lira, coordenador do Centro de Apoio Operacional às Promotorias do Cidadão (Caop do Cidadão), o procurador-geral Oswaldo Trigueiro realizou a inspeção às obras do Almeidão acompanhado de técnicos e diretores da Superintendência de Obras do Plano de Desenvolvimento do Estado da Paraíba (Suplan) e do secretário executivo de Obras do PAC, Ricardo Barbosa, que também responde como superintendente da Suplan e preside a Comissão Especial de Licitação.

O Estádio Almeidão está fechado e interditado para as partidas de futebol, o que deverá vir a ocorrer somente no próximo mês de maio. “Está sendo feita a parte de drenagem do campo, cuja toda obra de infraestrutura termina neste mês de janeiro”, informa o secretário Ricardo Barbosa, ressaltando que as obras no gramado são nos moldes do padrão Fifa. “São a mesma drenagem e o mesmo gramado que estão sendo materializados nos estádios de Natal (RN), Recife (RJ) e no Maracanã, no Rio de Janeiro, que irão sediar jogos da Copa do Mundo. São o mesmo material e projeto que estão sendo implantados aqui no Almeidão”, garante o secretário.

Na sequência, garante barbosa, já em fevereiro, ocorrerá a implantação do novo gramado. “E só poderá haver jogos depois de 90 dias. Pode ser até antecipado, mas o cenário ideal para jogos é o mês de maio”. Ele garante: “Temos um compromisso com o Ministério Público de não acelerar isso por questões de pressões por quem quer que seja. O gramado só será liberado pactuadamente com o Ministério Público e o governo do estado por meio da Suplan, quando tivermos a certeza de que ele, o gramado, estiver pronto. Posso assegurar que ele estará pronto no mais tardar em maio. Só será antecipado jogos se houver convicção técnica convincente”.

“A impressão é muito positiva. O governo do estado tem demonstrado uma antecipação nas ações. As obras estão bem avançadas e a espectativa é de que haja a liberação para o mês de maio, ouvindo, é claro, o pessoal da área técnica”, aponta o procurador-geral Oswaldo Trigueiro, acrescentando: “Estamos vendo um trabalho sério e um investimento seguro. Mas estamos exigindo o cumprimento do cronograma, sem afetar a qualidade do serviço, o que é muito importante. A gente sai daqui satisfeito. Ainda há condições de algumas partidas do Campeonato Paraibano deste ano virem a ser disputados no Almeidão”.

Obras em andamento

No Almeidão está sendo feita a revisão de toda a parte estrutural do estádio, que encontra ainda muito precária. Haverá ainda a urbanização fora do estádio. “Onde estaremos dotando o espaço com equipamentos de pistas de caminhada, ciclovias e de skate; com quadras de vôlei e de futvôlei; mini-campos, campos, restaurantes e quiosques. Todo o complexo será urbanizado e integrado ao Ginásio Ronaldão, que também passará por reformas; e com o Viaduto do Geisel, cujas obras estarão sendo iniciadas ainda neste primeiro semestre de 2013”, informa o secretário Ricardo Barbosa.

“Também estaremos entregando até junho a Central de Polícia, na entrada do Bairro do Geisel”, continua Barbosa: “Então, esta área vai virar um complexo paisagístico e urbanístico privilegiado, e se transformará num point de lazer da cidade de João Pessoa”. Ele também garante que haverá segurança e acessibilidade na área. “Tudo isso foi estudado e materializado, vislumbrado e contemplado no projeto. Tenho conversado com o promotor Valberto Lira e as adequações que se fazem imperativas e necessárias para garantir a acessibilidade e a segurança serão feitas. Os ajustes serão feitos se, por ventura, outras exigências surgirem no cumprimento do projeto”.

Com um gramado medindo 110 por 75 metros, o Estádio José Américo de Almeida Filho, o Almeidão, tem capacidade para 25.770 torcedores. Ele foi inaugurado a 9 de março de 1975. Em sua partida inaugural o Botafogo paraibano perdeu por 2 a zero para o Botafogo carioca. E Tiquinho, do Botafogo-RJ, aos 15 minutos de partida, foi o autor do primeiro gol no estádio. O maior público na história do Almeidão aconteceu no jogo Botafogo-PB 2 x 0 Campinense, em 1998, com 44.268 torcedores.
 



Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
// //