menu

Educação

04/10/2019


MEC encerra nesta sexta (4) prazo para bolsas remanescentes do ProUni 2019; confira

O processo é organizado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

Imagem ilustrativa

O Ministério da Educação (MEC) recebe até 23h desta sexta-feira (4) o cadastro de estudantes matriculados em universidades particulares interessados em concorrer às bolsas remanescentes do Programa Universidade para Todos (ProUni). O processo é organizado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

 

A inscrição deverá ser feita na internet, no site do programa. Diferente do processo seletivo regular do ProUni, em que só podem participar os candidatos que realizaram a última edição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), para concorrer às vagas remanescentes o estudante pode ter participado de qualquer uma das edições do Enem a partir de 2010.

 

Podem pleitear as bolsas remanescentes estudantes que não foram selecionados na primeira e segunda chamadas, além da lista de espera, e que estejam matriculados em instituições de ensino superior reconhecidas pelo MEC.

 

As vagas são para o segundo semestre deste ano. Nesta etapa, não há chamadas ou nota de corte diária. A ocupação das bolsas é realizada conforme a ordem de inscrição. Ao concluir a inscrição, a bolsa automaticamente é reservada ao candidato.

 

Quem for selecionado deverá comparecer à instituição de ensino nos dois dias úteis após a inscrição para comprovar as informações prestadas.

 

Os interessados precisam ainda preencher um ou mais dos seguintes requisitos:

 

  • ter cursado o ensino médio completo em escola pública ou em instituição privada como bolsista integral
  • ter alguma deficiência
  • ser professor da rede pública
  • estar enquadrado no perfil de renda exigido pelo programa

 

As bolsas integrais são para estudantes com renda per capita de até um salário mínimo e meio. Já as bolsas parciais destinam-se a candidatos que têm renda familiar per capita de até três salários mínimos.

 

LEIA MAIS: Contagem regressiva: faltam 30 dias para o Enem 2019; veja detalhes

 

Com informações Assessoria
Portal WSCOM