menu

Paraíba

21/09/2019


Márcia Lucena apresenta balanço da gestão no Conde durante ‘Fórum 1.000 Dias em Ação’

Servidores e servidoras da Prefeitura Municipal de Conde participaram na manhã deste sábado (21), do Fórum 1.000 Dias em Ação. O evento realizado na Pousada Paraíso dos Colibris contou com a participação da prefeita Márcia Lucena, secretários e coordenadores, onde foi apresentado aos presentes um balanço dos investimentos e trabalhos desenvolvidos no município nesses mil dias de trabalho. A Deputada Estadual, Estela Bezerra, o Presidente da Câmara Municipal, Vereador Carlos André (Manga Rosa) e o Padre Severino Melo, também participaram do evento.

A prefeita Márcia Lucena abriu o seminário, reforçando os desafios que são encontrados diariamente no serviço público. “O serviço público é um desafio grande e diário e não pode ser comparado a iniciativa privada. É no serviço público que recebemos os problemas mais complexos, pois tratamos com os bens que são usados pela população. Aqui em Conde, estamos chegando aos mil dias de trabalho, mas tudo isso só pode ser realizado com o olhar e profissionalismo de cada um e cada uma que contribuiu para que hoje possamos parar, olhar para trás e perceber como o Conde tem crescido e se desenvolvido”, disse a prefeita.

Durante o evento, foram apresentadas várias ações desenvolvidas pela gestão municipal ao longo destes mil dias de ação, reforçando a transparência e prestação de contas sobre o que é feito e onde é empregado o dinheiro público. A primeira palestra foi da ex-secretária Estado, Amanda Rodrigues, que também coordenou o Empreender Paraíba, ressaltou como o Conde adquiriu um novo olhar que as pessoas agora tem em relação ao desenvolvimento do município.

“Estive no Conde várias vezes e em ocasiões diferentes e é notório como a cidade respira um novo ar, a cidade limpa, prédios sendo recuperados, educação atingindo índices impressionantes, organização da cidade, valorização dos servidores, espaços para a população poder dizer o que pensa, são apenas algumas das muitas mudanças que aconteceram nesses mil dias. Este é um trabalho que a prefeita Márcia vem desempenhando muito bem, além de uma equipe de profissionais surpreendente, que não tem medo de inovar e só querem o melhor para a cidade, podemos dizer que o Conde vive um novo tempo em sua história”, destacou Amanda.

O secretário de Planejamento Flávio Tavares apresentou dados que vem mostrando que a cidade segue com seu ritmo de crescimento, hoje, de forma organizada e preservando espaços como área de preservação ambiental e áreas de proteção permanente. “Temos uma gestão que se preocupa com o bem estar das pessoas e desde a criação da Lei de Zoneamento, que essa preocupação tem sido levada a sério, temos um grande território onde a maior parte dele é de zonas de mata a áreas de plantações rurais, então tudo isso precisa ser pensado, para hoje e para o futuro. Estamos comemorando os mil dias de ações na cidade e podemos afirmar que o Conde tem um outro olhar em todas as políticas públicas que são desenvolvidas, um olhar que acolhe e que pensa no melhor para a cidade”, disse o secretário.

A secretária de Saúde Renata Martins destacou que a política pública de saúde no município de Conde está cada vez mais humanizada e oferecendo a população, serviços e especialidades as quais era necessário ir até João Pessoa para buscar atendimento. “Quando iniciamos a gestão, nossas UBS estavam fechadas, então reabrimos todas, mesmo com falta de medicamentos e insumos, mas a população precisava saber que teria um apoio em qualquer momento que precisasse. Hoje, temos duas UBS reformadas e ampliadas, serviços de odontologia normalizados, a Casa de maria, que foi um espaço criado para atender as mulheres e onde a procura tem se tornado cada vez maior, exames laboratoriais, além de investimentos em duas novas ambulâncias, contratação de médicos especialistas, tudo isso pensando na facilidade de atendimento para a população”, disse.

A Educação também foi tema do Fórum e a secretária Cida Uchôa fez um breve balanço das mudanças na rede municipal de ensino, destacando os programas e oportunidades de novos conhecimentos para estudantes e profissionais.

“A população de Conde vinha de uma realidade completamente dura e que não oferecia nenhum benefício ou oportunidades aos alunos, alunas e profissionais. Chegamos e as creches não tinham condições mínimas de higiene, escolas com mais de mil alunos e alunas matriculados e só um banheiro para estudantes e profissionais, chegamos e modificamos toda essa realidade, que não foi fácil, mas hoje temos a Escola João Ribeiro, totalmente reformada e ampliada, e duas obras de reforma e ampliação em andamento, temos a construção de duas novas Creches (CREIS), seguindo o padrão Proinfância 2 do FNDE, temos merenda de qualidade e comprada dos agricultores do município, que são pais e mães de nossos estudantes e um dado importante que não poderíamos deixar de falar. O Conde que tinha apenas 5% de alunos leitores, hoje deu um salto de qualidade e temos mais de 35%. Ainda temos muito a conquistar, mas com o apoio e o olhar da prefeita Márcia Lucena e de todos os profissionais, muitas conquistas ainda virão para o município”, ressaltou a secretária.

O seminário foi encerrado com uma homenagem a prefeita, reconhecendo o seu trabalho como gestora no município de Conde e o seu empenho pelo crescimento e bem-estar a cidade. A homenagem foi feita pelos alunos Thayan Rodrigues e Gedean Vieira, que vão representar o Conde na Mostra Nacional de Robótica, no Rio Grande do Sul, os alunos André Ricardo Oliveira e Luciano Soares, finalistas da Mostra Internacional de Ciência e Engenharia e a aluna Larissa Gabriela, duas vezes reconhecida com o mérito na Olimpíada Brasileira de Matemática.

Durante o evento, foi anunciado que em comemoração aos 1000 dias de trabalho no município de Conde, o pagamento dos servidores e servidoras do município foi antecipado para os dias 26 e 27 de setembro, sendo este último dia em que a gestão da Prefeita Márcia Lucena completa 1000 dias de trabalho e ações em benefício da população condense.


Portal WSCOM