menu

Saúde

01/09/2019


Mamaço reúne mães e gestantes no Parque da Lagoa em incentivo a amamentação

Foto: Dayse Eusébio

Na tarde deste sábado (31), mães acompanhadas de seus bebês estiveram reunidas na Praça Pedra do Reino, localizada no Parque da Lagoa, participando de um evento voltado a conscientização sobre os benefícios da amamentação. O evento chamado de ‘Mamaço’ foi realizado pela Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), por meio do Banco de Leite Zilda Arns, e encerrou a programação do Agosto Dourado.
 
A coordenadora do Banco de Leite, Daniele Maciel, explicou que o evento serve para mostrar a comunidade que o cuidado com a mulher deve ser prioritário e que é importante ter o apoio das pessoas próximas principalmente nos primeiros meses de vida do bebê. “A mulher tem que ser prioridade e ela pode precisar de ajuda. O corpo da mulher sofre várias modificações e isso tem suas consequências”, justificou. Durante o evento, as mulheres receberam massagem, fizeram alongamento e auriculoterapia, entre outras atividades.
 
Uma das doadoras do Banco de Leite presentes no evento, Janaína Pessoa, contou que soube que poderia doar leite ao receber um panfleto explicativo no momento em que teve alta na Maternidade Cândida Vargas. “Além de ajudar as crianças, também tem sido muito bom para mim. Eu tenho muito leite e desde que passei a doar me sinto mais aliviada e sinto muito menos dor”, relatou. 
 
Outra mulher presente no evento foi Rainane Gonçalves, mãe das gêmeas de três meses Lara e Laila. Ela conta que a ajuda dos profissionais do Banco de Leite foi fundamental no processo de amamentação de dois bebês, sobretudo nos primeiros dias. “Lá elas me ensinaram, por exemplo, um modo para conseguir amamentar as duas ao mesmo tempo e isso me ajuda demais. Eu também sentia muita dor e sangrava as mamas, e lá me ajudaram a cuidar disso e agora melhorou bastante”, relata.

Agosto Dourado – No dia 12 de abril de 2017 foi sancionada pelo Presidente da República a lei nº 13.435 que institui o mês de agosto como o Mês do Aleitamento Materno, o Agosto Dourado.
 
Doação de leite materno – Para as mulheres que querem ser doadoras de leite materno, o Banco de Leite Zilda Arns possibilita a doação em domicílio. Para participar, basta ligar para o telefone 3214-1390 e fazer o cadastro. A doadora receberá em casa um kit com os recipientes de vidro e tampa de plástico esterilizados, máscara e gorro para coletar o leite.
 
O Banco de Leite possui um posto de coleta no ICV, com atendimento das 8h às 17h, de segunda à sexta-feira. No local, são disponibilizadas informações sobre os procedimentos de doação. Para ser doadora, a mulher não pode ter doença infectocontagiosa, como Aids, sífilis e hepatites, entre outras, nem ter tomado medicamento de uso contínuo, como psicotrópicos.
 
Além do leite materno, o Banco de Leite também incentiva a doação de frascos que são utilizados para a montagem dos kits de coletas. O recipiente precisa ser de vidro e com tampa de plástico, como os utilizados em embalagens de café solúvel ou maionese.

Portal WSCOM