menu

Saúde

13/07/2019


Mais uma vítima de malária é diagnosticada na Paraíba; homem é internado no HU

Dia D contra a malária, realizado no Conde, em Junho. Imagem: Reprodução

Um homem e 59 anos foi confirmado como a 13ª vítima de malária diagnosticada na Paraíba neste ano. Ele é residente do município do Conde, litoral paraibano, e foi internado no Hospital Universitário Lauro Wanderley, em João Pessoa.

Os outros 12 casos na Paraíba também vieram do Conde, que tem implantado ações para coibir a presença do mosquito transmissor da doença.

Na última quarta-feira (10), o município emitiu uma nota comentando os casos e a ação contra a doença. Leia:

‘Dos 12 pacientes notificados, 01 reside no município de João Pessoa e segue verificação de cura em seu local de residência, os demais estão sendo acompanhados pelo município. Destes, 03 já receberam alta por cura, após 63 dias de verificação de lâminas, para acompanhamento do nível de parasitemia.

No período de 02 à 09 de julho as ações de busca ativa tiveram continuidade na área de Carapibus, Jacumã e Gurugi II. As equipes das Unidades Básicas de Saúde de Carapibus e jacumã receberam 1400 repelentes que estão sendo entregues às famílias de baixa renda residentes da região.

A FIOCRUZ PE e a Universidade Federal da Paraíba estão em parceria em um projeto de pesquisa para estudo entomológico do Anopheles em Conde, iniciando os trabalhos de campo esta semana, com apoio da Secretaria Municipal e Estadual de Saúde.’

Portal WSCOM