menu

Paraíba

12/08/2019


Luciano Cartaxo entrega 12 novos ônibus acessíveis e amplia capacidade da gestão de garantir o acesso à educação inclusiva

Atualmente, são mais de 2 mil alunos com necessidades especiais atendidas nas escolas municipais.

Foto: Secom-JP

A cada ano cresce o público da educação especial no município de João Pessoa. Atualmente, são mais de 2 mil alunos com necessidades especiais atendidas nas escolas municipais. Os serviços especializados e os profissionais para atender este público também precisam aumentar para fortalecer o que vem sendo garantido pela Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), por meio da Secretaria de Educação e Cultura (Sedec). É com este olhar que o prefeito Luciano Cartaxo entregou, na manhã desta segunda-feira (12), doze novos ônibus acessíveis para a Rede Municipal de Educação, em solenidade no Centro Administrativo Municipal  (CAM).

 

“Essa entrega representa nosso compromisso com a educação inclusiva, com o cuidado que temos com as nossas crianças. Estamos dobrando a quantidade de ônibus, chegando a 24, para que possamos buscar estas crianças em casa, reduzir as rotas e o tempo delas dentro dos veículos e garantir que elas cheguem às escolas da rede municipal, onde serão acompanhadas pelos nossos 500 cuidadores durante o dia e voltarão para casa em segurança”, afirmou o prefeito Luciano Cartaxo.

 

A entrega é parte do pacote de ações e obras anunciadas em comemoração aos 434 da Capital. Com um investimento de aproximadamente R$ 3 milhões, os ônibus vão garantir que crianças, adolescentes, jovens e adultos do município de João Pessoa, que tenham mobilidade reduzida, possam ter o mesmo direito ao acesso aos serviços disponibilizados pela Rede Municipal de Ensino.

 

“Vale salientar que a partir do ano de 2014 a gestão do prefeito Luciano Cartaxo teve a sensibilidade de ofertar um serviço de extrema importância, trazendo esses alunos que antes eram invisíveis aos olhos da sociedade tornando-os sujeitos de direitos. Iniciamos com 54 alunos atendidos com o transporte escolar acessível, e hoje contemplamos 218 estudantes que possuem alguma deficiência, como física, intelectual, visual e autistas”, disse a secretária da Sedec, Edilma da Costa Freire.

 

Com a entrega dos 12 novos ônibus nesta segunda (12), o Transporte Escolar Acessível (TEA) passa a contar com 24 ônibus acessíveis, todos entregues pela atual gestão, garantindo diante das políticas inclusivas o direito da pessoa com deficiência a estar inserida no ambiente escolar de qualidade, acessível e formada por profissionais qualificados. Cada um dos 12 veículos conta com uma plataforma de elevação e espaço para atender a 44 alunos.

Equipe – O TEA atualmente conta com uma equipe de motoristas, monitores e um setor de coordenação que seleciona, qualifica e monitora estes profissionais para atender e dá suporte da melhor forma a todos os alunos inseridos.

 

Rede – A Prefeitura Municipal atende atualmente mais de 2 mil estudantes com necessidades especiais, seja com deficiência, autismo, down e/ou superdotação. Eles estão divididos nas 100 escolas e 86 creches.