Artes

Lima Duarte encerra “Augusto das Letras”

Em João Pessoa


29/09/2013

 O renomado ator Lima Duarte, conhecido pela sua atuação no cinema e na televisão, encerrou neste sábado (28) o projeto “Augusto das Letras”, na Usina Cultural da Energisa, em Tambiá. Atores, poetas, escritores, estudantes, cineastas e intelectuais estiveram presentes ao evento que este ano teve como tema ‘Oito Poetas de Sempre: Augusto dos Anjos, Carlos Drummond de Andrade, Castro Alves, Jomar Moraes Souto, Manuel Bandeira, Mário Quintana, Paulo Leminski e Vinícius de Moraes. O evento foi realizado pela Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), por intermédio da sua Fundação Cultural (Funjope).

O prefeito Luciano Cartaxo esteve presente ao evento com a primeira dama, Maísa Cartaxo. “Parabenizo todos os organizadores pelo sucesso desse evento. Cultura é muito importante, por isso, outros investimentos serão feitos na área no decorrer da nossa gestão, como por exemplo, levar cultura aos bairros da capital”.

Lima Duarte veio acompanhado do jornalista Amilton Pinheiro (SP), que escreveu a biografia dele e de suas filhas. A todo o momento o ator, que já esteve na cidade em outro evento cultural, fez paralelos entre a poesia de Augusto dos Anjos e Edgar Allan Poe pelas sequências metáforas da poesia augustiniana. "Vês! Ninguém assistiu ao formidável enterro de tua última quimera, somente a ingratidão esta pantera foi tua companheira inseparável!", recitou Lima Duarte.

Durante a apresentação, Lima Duarte discorreu sobre seus personagens inspirados em obras literárias no cinema, a exemplo dos Sete Gatinhos, obra emblemática de Nelson Rodrigues da década de 1980 que virou filme, dirigido por Neville d’Almeida.

O diretor executivo da Fundação Cultural de João Pessoa (Funjope), Maurício Burity, ressaltou a importância desta segunda edição do Augusto das Letras, que o consolida como evento integrante do calendário cultural da cidade e espaço de fomento das artes. “O Augusto das Letras se mostrou importante por fomentar o debate sobre a literatura e trazer para essas discussões a relação da literatura com as outras artes. Os artistas, intelectuais e estudantes fizeram desse evento o espaço da construção de conhecimento e isso é importante. Nosso propósito é fomentar cada vez mais o desenvolvimento das artes e o acesso ao que é produzido”, disse.

O jornalista e integrante da organização do Augusto das Letras, Carlos Aranha, reforçou que o evento na edição 2013 contou com inovações que devem marcar as próximas edições. “O Augusto das Letras chega ao último dia cumprindo com seu papel de servir de espaço para discutir a literatura. Um dos diferenciais deste ano foi que nós ampliamos a quantidade de palestras e fizemos integração com as demais áreas como música e cinema”, frisou.

Outras atrações – No início da noite o jornalista e escritor Carlos Aranha ministrou palestra sobre a obra de Vinícius de Moraes, que foi mediada pelo escritor Chico Pereira. Logo após, a atriz Suzy Lopes conduziu o sarau literário. O cantor e compositor Gustavo Magno subiu no palco, acompanhado da Orquestra de Câmara da Cidade de João Pessoa, e contagiou o público.

O projeto Augusto das Letras começou no dia 23 deste mês. Durante os seis dias de atividade foram realizadas palestras, debates, recitais literários e oficina de literatura. “João Pessoa é muito linda e parece mesmo ser uma cidade de Augusto”, comentou o ator Ariclenes Venâncio Martins, que também é dublador.



Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
// //