menu

Paraíba

15/09/2019


Jurista Mário Losano receberá da UFPB título de Doutor Honoris Causa

Intelectual já publicou 70 livros e 570 artigos. (Foto: Ascom UFPB)

A Universidade Federal da Paraíba (UFPB) outorgará o título de Doutor Honoris Causa ao professor Mario Giuseppe Losano na próxima segunda-feira (16), a partir das 19h, no Auditório do prédio histórico da Faculdade de Direito, no Centro de João Pessoa.

A concessão do título foi aprovada por unanimidade, pelo Conselho Universitário (Consuni), em 31 de maio deste ano.  Italiano de Casale Monferrato, Mario Giuseppe Losano nasceu em 5 de outubro de 1939. Formado em Direito pela Universidade de Turim, foi pioneiro da informática jurídica e destacado brasilianista.

Professor de Teoria Geral do Direito na Universidade de Milão por muitos anos, atuou como docente visitante em diversas instituições brasileiras, uma delas a UFPB.

A proposta de concessão da honraria foi feita pelo professor do Centro de Ciências Jurídicas (CCJ) Fredys Orlando Sorto. Ele explica que “a partir de 2001, como professor visitante na UFPB, Losano nos ajudou muito, alimentando as publicações (Verba Juris e Prima Facie) com textos da sua lavra e de autores do seu círculo”.   

Segundo Sorto, o professor italiano é conhecido entre seus amigos e admiradores pelas suas notáveis qualidades. “A primeira delas, seguramente, é a sua extraordinária capacidade de trabalho. Já foram 70 livros, 38 obras organizadas ou editadas e mais de 570 artigos, muito dessa produção acadêmica foi vertida em vários idiomas, como albanês, alemão, búlgaro, catalão, francês, espanhol, grego, inglês, japonês, português, romeno, servo-croata.”

Losano como brasilianista tem se ocupado de dois assuntos: suas pesquisas a respeito de Tobias Barreto e trabalhos acerca do Movimento dos Sem-Terra (MST).

Em 2002 recebeu do Governo Brasileiro a condecoração da Ordem Nacional do Cruzeiro do Sul, a mais alta atribuída a cidadãos estrangeiros, no grau de comendador.

 

 

Por Ascom UFPB

Portal WSCOM