menu

Política

25/08/2019


João Pessoa é uma das cidades que menos gasta com cultura, aponta levantamento

Municípios gastaram R$ 4,8 bi em atividades classificadas como culturais no ano passado

O jornal Folha de São Paulo divulgou matéria onde traz um levantamento com base nos dados de despesas empenhadas do Sistema de Informações Contábeis e Fiscais do Setor Público (Sinconfi), do Tesouro Nacional, que revela que mais da metade do gasto dos governos em cultura vem das cidades. De acordo com a reportagem os municípios gastaram R$ 4,8 bi em atividades classificadas como culturais no ano passado, e as cidades respondem por 52% de toda a despesa pública com a cultura. Na lista das cidades que mais apresentam essa despesa, João pessoa não se encontra entre as 50 mais dispendiosas com a “função cultura”.

 

A matéria afirma que as cidades que mais gastam e destinam as maiores parcelas de suas despesas à cultura sugere que grandes festas populares, turismo cultural e patrimônio histórico rico influenciam o gasto cultural.

 

Uma pesquisa do IBGE com dados de 2014 mostra que, naquele ano, 54,6% das cidades tinham política para cultura e que 61% desenvolveram alguma ação ou programa em turismo local, mais frequente nas cidades menores. Mais de 80% dos municípios também fizeram alguma despesa ligada a “festas, manifestações tradicionais e populares”.

 

Quanto os estados gastam com cultura*

Participação do gasto em cultura no Orçamento total dos estados e do DF, 2018

 

Em relação aos gastos por estado, a Paraíba se encontra na posição 27º em Gasto per capita em cultura e com 0,13% da cultura na despesa total.

 

 

Com informações da Folha de São Paulo

Portal WSCOM