Futebol

Inter reforça treino da bola parada e ensaia jogada ao estilo do futebol america

Táticas


20/01/2013



 O gol de Rodrigo Moledo, no jogo-treino contra o Flamengo de São Valentim, não foi por acaso. A testada forte do zagueiro faz parte do plano vermelho de reforçar o uso das bolas paradas. E nesta missão, Dunga até esboça recriar um lance usual no futebol americano.

O movimento foi repetido diversas vezes nos treinamentos (veja foto) e, em uma comparação simples, é igual as linhas de defesa da NFL: jogadores servindo como escudo para um atleta específico entrar em ação. No futebol americano, um full back corre na frente para abrir espaço e proteger um companheiro, o chamado running back. No Inter de Dunga, Josimar dispara e permite que Rodrigo Moledo, o zagueiro mais alto do elenco, pule com mais liberdade.

“Nós temos jogadores bons de cabeça e fortes. Sem dúvida é importante aprimorar o cruzamento qualificado”, disse Dunga.

Em um dos treinamentos, Dunga orientou para que Josimar ficasse na frente de Juan. E que Juan ficasse na frente de Rodrigo Moledo. O último zagueiro, protegido por dois companheiros, aguardava para saltar depois da cobrança do escanteio ou falta.

O princípio simples rendeu três gols na atividade. Os três de Rodrigo Moledo e todos com o movimento de proteção de outros jogadores. Em um quarto lance, a cabeçada não foi certeira, mas deixou a bola viva dentro da área e Jackson acabou desviando para o fundo das redes.

“É uma jogada forte, temos bons batedores e a bola chega fácil. O Moledo tem essa característica mesmo”, comentou Juan. “A gente se encaixa bem, é um jogador que eu gosto de ter ao lado. É mais agressivo, é veloz também”, completou.

O Colorado terá mais uma semana para aprimorar a jogada ensaiada de bola parada. Nesta segunda à noite a delegação vermelha embarca para Bento Gonçalves, onde ficará até o dia do jogo contra o Caxias, que marcará a estreia dos comandados de Dunga no Gauchão.



Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
// //