menu

Paraíba

17/12/2018


Hospitais de Trauma de CG e JP divulgam balanço de atendimentos durante o final de semana; confira

O balanço tem como base as entradas realizadas a partir da zero hora do sábado (15)

Hospital de Emergência e Trauma de João Pessoa

JOÃO PESSOA

O Hospital Estadual de Emergência e Trauma Senador Humberto Lucena, em João Pessoa, realizou durante o fim de semana 739 atendimentos, uma média de três pacientes a cada 20 minutos. Nesse período, a unidade de saúde realizou 39 procedimentos de alta e média complexidade. O balanço tem como base as entradas realizadas a partir da zero hora da sexta-feira (14) até as primeiras horas desta segunda-feira (17).

 

Neste fim de semana, os casos envolvendo motocicletas lideraram as entradas da emergência, na unidade de saúde com 111, superando quedas (102). Outros casos de emergência foram de trauma (36), pancada (19), atropelamento (15), agressão física (12), arma de fogo (10), acidente de automóvel (nove), arma branca (sete) e queimaduras (cinco). As demais ocorrências foram clínicas com destaques para corpo estranho (58), acidente vascular (10) e AVC (27).

 

Perfil – O Hospital Estadual de Emergência e Trauma Senador Humberto Lucena atende casos de urgência e emergência, contudo, muitos procuram a instituição para atendimentos clínicos, não levando em consideração o tipo de assistência prestada pela unidade de saúde, voltado para situações de média e alta complexidade, a exemplo de vítimas de trauma (acidentes e desastres), violência, queimadura, Acidente Vascular Cerebral (AVC) e hemorragias digestivas.

 

CAMPINA GRANDE

O Hospital Estadual de Emergência e Trauma Dom Luiz Gonzaga Fernandes, em Campina Grande, realizou 459 atendimentos nesse fim de semana (15 e 16). O balanço tem como base as entradas realizadas a partir da zero hora do sábado (15) até as primeiras horas desta segunda-feira (17). Os casos envolvendo motos lideraram as entradas nos plantões durante o período.

 

De acordo com a assessoria de imprensa da unidade de saúde, dos 459 atendimentos, 57 foram vítimas de acidentes de moto. Também foram registrados casos de acidente de automóvel (dois), agressão física (cinco), vítimas de projéteis de arma de fogo (três) e arma branca (cinco). Os demais atendimentos foram na clínica médica e na pediatria.

 

O Trauma de Campina Grande disponibiliza 292 leitos, 340 médicos, sendo 64 em regime de plantão presencial 24 horas. O hospital dispõe de seis salas no bloco cirúrgico.