Paraíba

Governador lança programa para reduzir filas de espera por cirurgias eletivas no Estado; pacientes de 190 municípios serão beneficiados

Segundo levantamento, são aproximadamente 12.203 paraibanos que aguardam na fila de espera.


11/10/2019

João Azevêdo, durante solenidade no Palácio da Redenção, lança o Programa Opera Paraíba

O governador João Azevêdo, lançou, na manhã desta sexta-fera (11), durante solenidade no Palácio da Redenção, o Programa Opera Paraíba, que tem o objetivo de reduzir o número de pessoas que esperam por cirurgias eletivas em pelo menos 190 municípios do Estado. Segundo levantamento, são aproximadamente 12.203 paraibanos que aguardam nessa fila de espera.

 

Segundo o secretário de Estado da Saúde, Geraldo Medeiros, o Opera Paraíba, que é um programa idealizado pelo governador João Azevêdo, vem preencher os anseios da população usuária do Sistema Único de Saúde (SUS), da população pobre da Paraíba, que tinha uma certa carência diante dessa necessidade. 

 

A força-tarefa do Governo do Estado na realização das cirurgias eletivas atende às demandas reprimidas encaminhadas pelas secretarias municipais de Saúde. O programa será implantado em 12 hospitais da Rede Estadual, contemplando 36 tipos de cirurgias nas especialidades de ortopedia, oftalmologia, otorrinolaringologia, ginecologia, proctologia e cirurgia geral.

 

“São cirurgias de vesícula, hernia, útero, histerotocotomia, ortopédicas, ligamentos, menisco, joelhos, quadril, uma infinidade de cirurgias, em um total de 36, que as pessoas usuárias do SUS não tinham acesso e que passaram até 10 anos para conseguir uma cirurgia agora vão ter acesso”, afirmou.

 

Geraldo afirmou ainda que a ideia é que até o final do ano sejam contemplados até 1.700 pacientes em diversos hospitais, principalmente no Sertão e no Alto Sertão do Estado, que é a região mais carente. O programa já tem uma lista de pacientes pré-definidos que serão convocados para terem a sua demanda atendida. 

 

Da Redação 
Portal WSCOM



Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
// //