Futebol

Gol no início desestrutura o Botafogo-PB e Fortaleza conquista o 1º título da Copa do Nordeste

Equipe de Evaristo Piza se mostrou irreconhecível em campo e não conseguiu furar o bloqueio do Fortaleza, que apenas administrou o resultado após o gol no início da partida.


29/05/2019

Capitão Marcelo Boeck, do Fortaleza, levanta a taça da Copa do Nordeste (Foto: Gustavo Simão / @fortalezaec)

O Fortaleza conseguiu o inédito título da Copa do Nordeste na noite desta quarta-feira (29), ao derrotar o Botafogo-PB, pelo placar de 1 a 0, em pleno Estádio Almeidão, em João Pessoa. A torcida do Belo compareceu em peso para apoiar a equipe alvinegra, que se mostrou irreconhecível em campo. O único gol do duelo foi marcado por Wellington Paulista, sempre ele, logo aos três minutos de jogo.

PRIMEIRO TEMPO

O gol do Fortaleza logo no início da partida acabou com a estrutura tática montada pelo técnico Evaristo Piza, do Botafogo-PB. No lance, Fábio Alves protegeu a bola e Lula chutou em cima de Tinga. Ela correu para os pés de Wellington Paulista, que pegou de primeira para abrir o marcador no Almeidão.

A partir daí, o que se esperava da equipe do Botafogo-PB que foi encurralar o Fortaleza, não aconteceu. A equipe paraibana caiu de produção, enquanto que o Leão do Pici buscou administrar a vantagem que naquele momento era de dois gols pelo tento marcado na primeira partida da decisão.

O Botafogo-PB só conseguiu voltar a oferecer perigo aos 29 minutos, quando Lula recebeu dentro da área e, de cabeça, mandou pela linha de fundo. Logo em seguida, o camisa 10 Marcos Aurélio arriscou da intermediária, mas o goleirão Marcelo Boeck fez excelente defesa.

O Fortaleza voltou a arriscar a meta do goleiro Saulo apenas no fim do primeiro tempo. Aos 43 minutos, pela direita Marlon buscou o cruzamento para Júnior Santos. O atacante estava pronto para finalizar, mas a defesa do Belo afastou o perigo.

Confira o gol do título do Fortaleza:

SEGUNDO TEMPO

O Botafogo-PB voltou para o segundo tempo disputo a mudar o panorama da partida. Na primeira chegada do time paraibano, Lula cabeceou à queima-roupa de Marcelo Boeck, que fez um milagre. A bola sobrou para Marcos Vinícius. O volante se enrolou todo e finalizou fraco, facilitando a defesa do goleiro.


A partir daí foi um ataque contra defesa. O Botafogo fez uma blitz no campo defensivo do Fortaleza, mas encontrou Marcelo Boeck em uma noite iluminada. Após cobrança de lateral de Israel, Enercino virou a bicicleta e deu de bandeja para Dico. Livre, dentro da área, o atacante fuzilou. Boeck segurou mais uma.

 

Recuado, o Fortaleza tenta escapar em momentos esporádicos em jogadas de contra-ataque. Em uma delas, Marcinho recebeu na pequena área e, com o gol livre, chutou por cima. O árbitro, no entanto, aliviou para o atacante e marcou impedimento.


No fim, o Botafogo sentiu com o desgaste e não encontrou forças para buscar um resultado positivo, melhor para o Fortaleza que acabou conquistando o título inédito, o terceiro na Era Rogério Ceni. O treinador levantou o Brasileiro da Série B e o Campeonato Cearense.

Ataque do Belo não conseguiu furar a defesa do Fortaleza (Foto: Paulo Cavalcanti / @botafogopb)

PREMIAÇÃO


Com a conquista, o Fortaleza empata com o arquirrival Ceará, que havia levado o torneio em 2015. O Vitória é o maior vencedor, com quatro e o único time paraibano campeão do Nordeste até o momento é o Campinense, com a conquista de 2013. O Leão do Pici ainda embolsa R$ 1 milhão de premiação e ainda garante vaga direta nas oitavas de final da Copa do Brasil de 2020.



Portal WSCOM com AFI



Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
// //