menu

26/06/2018


GOL NO CENTRO HISTÓRICO

Vila Sanhauá inicia restauração do Centro Histórico de João Pessoa com obra de valor

Fomos nesta manhã, 26.06, conhecer o projeto Vila Sanhauá, que o prefeito Luciano Cartaxo entrega a população, como parte das obras que compõem a restauração do Centro Histórico de João Pessoa. É sem dúvida um projeto brilhante abrigando serviço, arte e cultura e parte dedicada à moradia.

O conjunto da obra apresentada pela gestão pontua a partir da Praça da Independência, Parque da Lagoa, Parque Arruda Câmara (Bica), Pavilhão do Chá, Praça 1817, Casa da Pólvora, Conventinho e agora Vila Sanhauá.

João Pessoa, por ser uma das mais antigas capitais do Brasil, requer ainda maior cuidado. Tem um acervo patrimonial muito rico, capaz de movimentar a economia. Precisa de um Museu próprio, programas de investimento para atrair turistas, incentivo, etc. A exemplo de outras capitais como Recife e Salvador, dá início a um projeto que há muito já deveria ter sido contemplado.

O Centro Histórico de João Pessoa oferta um roteiro com Igrejas, casarões, e edificações raras de ver. Isso gera economia, turismo histórico, religioso, entre outros. Ainda, podem ser instaladas empresas e tecnologia. Programas que reabilitem a movimentação e interesse por aquela área.

No novo projeto uma parte dos novos endereços é dedicada a artes com a casa do samba, onde serão oferecidos cursos de música e a realização de eventos artísticos culturais. Também o maracatu passa a ocupar lugar de destaque, salas para exposição, artesanato, etc. A restauração contou com a presença de materiais específicos, design e decoração de primeira linha. E os candidatos que desejarem habitar o local, seja para moradia ou instalação de negócio empresarial, terão isenção de IPTU.

Notadamente a área precisará trazer grifes de gastronomia e preencher com programação artística à altura do projeto que agora se instala; digno de destaque como fosse um gol que o prefeito faz em plena Copa do Mundo.

Gil Sabino é jornalista e gestor de marketing. g.sabino@uol.com.br

 

Notícias relacionadas