Entretenimento

Galeria Valentim expõe obras de Rose Catão no Centro Cultural Correios, em Recife


23/04/2019



Desenhadas na madeira, aranhadas no tecido ou  marcadas na palma da mão, as linhas definem limites. Contornam e integram fronteiras da vida e da fantasia. A percepção das linhas no desenho marca o sentido da nova exposição da artista plástica Rose Catão, cujos trabalhos serão expostos no Centro Cultural Correios, em Recife (PE), a partir desta quinta-feira (25). Trata-se da exposição “Entrelinhas”, que a Galeria Valentim montou na capital pernambucana com 15 obras da artista.

Essa é  a primeira vez que Rose Catão tem uma exposição individual em Pernambuco. “Fizemos uma seleção de trabalhos que possa mostrar ao público pernambucano o valor dessa nossa artista. Queríamos chamar a atenção para a presença da linha, ou das variadas linhas, na xilogravura e na pintura de Rose Catão”, diz Marcus Alves, sociólogo e responsável pela Galeria Valentim.

Ele observa que na obra de Rose Catão não se encontram linhas sem sentido. “É como se todas estivessem entrelaçadas, formando uma rede de significações e expressões de seus desenhos, dos rostos dos brincantes populares, às brincadeiras de crianças”, completa.

A exposição “Entrelinhas” também mostra obras de pintura de Rose Catão, arte-educadora e artista plástica, natural de Campina Grande (PB).  A própria artista diz que durante algum tempo se dedicou quase que exclusivamente à técnica de xilogravura, mas no momento está retomando a pintura de óleos sobre tela e acrílicos. “Estou sendo estimulada a voltar a pintar em tela por vários amigos e essa exposição está sendo um excelente motivo para essa retomada”, acrescenta Rose Catão ao informar que a Galeria Valentim também selecionou suas obras pintadas em tela para expor no Centro Cultural Correios.



Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
// //