menu

Artes

19/03/2013


Funesc divulga resultado do edital

Arte

A Fundação Espaço Cultural da Paraíba (Funesc) divulgou, nesta terça-feira (19), o resultado da seleção de artistas por meio do edital de ocupação da Galeria Archidy Picado 2013. Das 32 propostas inscritas, quatro foram contempladas e deverão compor a agenda de exposições da galeria ao longo do ano. Os projetos selecionados foram “Arparadores”, de Giovanni Ferreira de Souza (Porto Alegre, RS), “Coração Gordo”, de Fabiano Gummo (Canoas, RS), “Poética do Negativo”, de Paulo Rossi (João Pessoa, PB) e “Sistema Circulatório”, de Antônio Filho (João Pessoa, PB).

Os artistas selecionados receberão cachê no valor de R$ 3,5 mil. Além dos contemplados, foram selecionados mais quatro suplentes. Caso haja alguma desistência, eles serão convocados em segunda chamada. Na lista de suplência, elaborada por ordem de classificação, da 1ª à 4ª posição, estão “Silêncio Flutuante” de Marcelo Armani (RS); “As fiandeiras” de Gabriela Noujaim (RJ); “Obscurecido por nuvens” de Luciana Urtiga (PB) e, por fim, “Ateliê” de Carlos Nunes (PB).

A comissão julgadora foi formada por: Bruna Raquel Lôbo, mestre em Turismo e Coordenadora de Artes Visuais da Funesc); Camila Geracelly, mestre em Estudos Artísticos e gerente operacional de Difusão das Artes Plásticas da Secretaria de Estado da Cultura da Paraíba e Maurise Quaresma, graduada em Arte Educação e diretora da Galeria Archidy Picado. Este ano, foram recebidas e avaliadas propostas de artistas do Ceará, Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Sul, Rio de janeiro, Mato Grosso do Sul, Rio Grande do Norte, Minas Gerais e São Paulo, num total de 32 inscritos.

Para seleção dos projetos, a comissão julgadora observou critérios como a qualidade estética, pertinência poética e contemporaneidade, ineditismo na cidade de João Pessoa, adequação à imagem institucional da Funesc, ou seja, obras que não comprometam a integridade do espaço e do público.

É a quarta vez que a Funesc utiliza edital para seleção de artistas para a galeria Archidy Picado. Para a presidente da Funesc, Lu Maia, esse instrumento é uma forma de democratizar o uso da galeria, ao mesmo tempo em que garante uma agenda constante de atividades durante todo o ano.

Nos próximos dias, a direção da Galeria Archidy Picado entrará em contato com os selecionados para agendar a pauta e convocação de assinatura do Contrato de Concessão de Direito de Uso da Galeria.

 

SELECIONADOS

– “Arparadores”, de Giovanni Ferreira de Souza (Porto Alegre, RS)

– “Coração Gordo”, de Fabiano Gummo (Canoas, RS)

– “Poética do Negativo”, de Paulo Rossi (João Pessoa, PB)

– “Sistema Circulatório”, de Antônio Filho (João Pessoa, PB).

 

SUPLENTES

1ª suplência: “Silêncio Flutuante” de Marcelo Armani (RS)

2ª suplência: “As fiandeiras” de Gabriela Noujaim (RJ)

3ª suplência: “Obscurecido por nuvens” de Luciana Urtiga (PB)

4ª suplência: “Ateliê” de Carlos Nunes (PB)