menu

Paraíba

22/02/2013


PB ganha Associação de Sommeliers

ABS-PB

 No mês de março será inaugurado em João Pessoa a Associação Brasileira de Sommeliers – Secção Paraíba (ABS-PB). Presidida pela jornalista, consultora de vinhos e colunista da Revista NORDESTE Afra Soares, a primeira ação da entidade será a realização de um curso de capacitação entre os dias 1 e 3 de março.

Também fazem parte da ABS-PB: César Anchieta (vice-presidente), Maurício Renato (secretário), Magno Silva (tesoureiro) e os diretores executivos Sônia Parente, Marcos Mozzini e Raquel Ruiz. A ABS Nacional, através do presidente Dario Braga, e a ABS-Brasília, por meio do presidente, Antônio Duarte, do vice-presidente, Juan Verdésio, e do diretor de cursos, Hermínio Almeida, que em breve irá assumir a mesma função na ABS-PB, foram grandes colaboradores para a oficialização da secional paraibana.

A ABS-PB foi a segunda associação fundada no Nordeste, região que atualmente possui três representações, e segundo Afra Soares, nasceu com o objetivo de “difundir a cultura do vinho através da capacitação de profissionais”. “Regularmente serão oferecidos cursos básicos e avançados, que também poderão ser feitos por pessoas que apreciam a bebida e sentem necessidade de obter mais conhecimentos”, destacou.

A presidente da ABS-PB ressaltou que cada vez mais o vinho está conquistando o paladar das pessoas, e um dos influenciadores é a variação no preço do produto. “Existem vinhos bons com preços acessíveis, pois os valores de comercialização não possuem uma relação direta com a qualidade da bebida”, enfatizou.

{arquivo}Em João Pessoa, cada vez mais estabelecimentos comerciais se preocupam em oferecer uma variedade de vinhos que possam satisfazer os seus clientes, porém, faltam profissionais capacitados para auxiliar o consumidor no momento da escolha. Com o intuito de sanar esse problema, a ABS-PB está iniciando uma parceria com a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes da Paraíba (Abrasel-PB), como também, está em processo de negociação para criação e o bacharelamento, pelo MEC, de um curso na área.

Ainda sobre a importância de termos profissionais capacitados, Afra Soares acrescenta que a Capital paraibana possui diversos atrativos turísticos, e entre eles a gastronomia: “Uma das vocações de João Pessoa é a gastronomia. Esse é o nosso diferencial. Temos bons restaurantes, e o vinho está inserido neste universo”.

Ela revelou ainda que a Paraíba possui uma importadora de vinhos, a LD-Licínio Dias Importadora, localizada em Cabedelo, e que através do porto recebe diversos exemplares que são distribuídos para todo o Nordeste.

A ABS-PB fica localizada na Avenida Edson Ramalho, 922 – Sala 201, em Manaíra – João Pessoa.

Cursos da ABS-PB

Para iniciar os trabalhos da ABS-PB, acontece nos dias 1, 2 e 3 de março um curso básico e avançado no formato “ intensivão”. Na oportunidade, os participantes irão conhecer a tradição e prática dos vinhos, além da degustação e reconhecimento da bebida.

As aulas serão ministradas pelos membros da ABS-Brasília (Antonio Duarte – Presidente da ABS-Brasília, Juan Verdésio – Vice-Presidente da ABS-Brasília e Hermínio Almeida – Diretor de cursos da ABS-Brasília), nos seguintes horários: Sexta (1) das 19h às 22h30, Sábado (2) e Domingo (3) das 9h às 12h30 e das 14h às 18h.

As inscrições continuam abertas, e podem ser feitas através do telefone
(83) 9127-9256 ou pelos e-mails [email protected] e [email protected]

Ainda no mês de março a associação dará início aos cursos regulares. O Curso Básico terá início no dia 5 de março, e as inscrições já estão abertas. Em abril começa o Curso Avançado, e em maio será realizado o curso de sommelier profissional, com duração de 380 horas/aula, com um conteúdo mais específico e aprofundado.