Entretenimento

FCJA realiza o I Encontro de Museus Casa

NESTA SEXTA


25/09/2017

A Fundação Casa de José Américo realizará o “I Encontro de Museus-Casa da FCJA”, nesta sexta-feira (29), reunindo representantes de importantes museus da Paraíba e Pernambuco com a presença de nomes de destaque da museologia brasileira, à exemplo de Clóvis Carvalho Britto, Rodrigo Alves Ribeiro, Silvano Alves Bezerra da Silva, Manoel Dantas Suassuna, Sonia Freyre Pimentel, Átila Tolentino, dentre outros. A programação acontecerá das 8h30 até às 18h. A entrada é franca e as ações ocorrerão nas dependências da FCJA.

O evento é destinado a profissionais e estudantes das áreas de museologia, arquivologia, biblioteconomia, letras, artes, história, turismo e afins, bem como pesquisadores, gestores de museus e interessados em geral. Sobre as expectativas do “I Encontro de Museus-Casa da FCJA”, o presidente da Fundação Casa de José Américo, professor Damião Ramos Cavalcanti, destacou que “é um evento inédito e com o vigor necessário para que se repita e multiplique seus significativos resultados à preservação e ao bem da nossa memória”.

A programação inicia às 8h30, com recepção do recital do grupo Prima (Programa de Inclusão através da Música e das Artes do Governo do Estado da Paraíba). A seguir, abertura com as falas do presidente da Fundação Casa de José Américo, Damião Ramos Cavalcanti, sobre “A memória coletiva nos Museus”, Átila Tolentino sobre “Iphan/PB: Visão do Iphan sobre os Museus-casa” e o presidente da Fecomércio/PB: Os Museus-casa e o Turismo”.

A série de palestras inicia às 9h30: “Moradas da memória: a construção de um museu na casa de Gilberto Freyre” (Rodrigo Alves Ribeiro – Universidade Federal de Pernambuco), 10h: “Aspectos da produção no conjunto da obra de Pedro Américo” (Silvano Alves Bezerra da Silva – Universidade Federal do Maranhão). Após o intervalo, às 10h40, “A Poética nos Museus-casa” (Clóvis Carvalho Britto – Universidade Federal de Sergipe).

A programação da tarde inicia às 13h45, com a mesa-redonda “O desafio de preservar: Questões atuais e perspectivas futuras”, tendo como mediador Átila Tolentino, e com a participação dos representantes dos museus: Museu Casa de José Américo (Janete Lins Rodriguez), Museu José Lins do Rego (Maria do Carmo Diniz), Casa de Ariano Suassuna (Manuel Dantas Suassuna).

Após o intervalo, às 16h15, a mesa-redonda prossegue com os seguintes museus: Memorial Augusto dos Anjos (Jairo Cézar), Museu Pedro Américo (Gerson Paulino de Lima Júnior), Espaço Pasárgada – Casa de Manuel Bandeira (Marília Mendes), Casa-museu Magdalena e Gilberto Freyre (Sonia Freyre Pimentel). A seguir, debate e troca de experiências. O evento se encerra com visita ao Museu-casa de José Américo e leitura poética com Zezita Matos.
 



Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
// //