Brasil & Mundo

Explosões em metrô russo matam pelo menos 10

VEJA VÍDEO


03/04/2017

Uma dupla explosão deixou pelo menos dez mortos no metrô de São Petersburgo, na Rússia, nesta segunda-feira, segundo a mídia estatal. As agências locais também dizem que há 20 feridos. Os relatos são de que o incidente provocou graves danos à estação de Sennaya Ploshchad. Todas as estações foram fechadas, de acordo com autoridades do metrô. A agenda do presidente russo, Vladimir Putin, incluia um compromisso na cidade hoje, para um encontro com o presidente da Bielorrúsia, Aleksandr Lukashenko. Segundo a rede BBC, ele efetivamente está em São Petersburgo; o presidente já se pronunciou, dizendo que ainda não está claro o que causou a explosão e expressando condolências às famílias das vítimas.

Já o "Telegraph" diz que há 30 feridos em duas explosões provocadas por um dispositivo com estilhaços. A mesma informação vem da agência russa RIA, que diz que aparentemente se registraram explosões em duas estações diferentes. A rede CNN diz que há crianças entre os feridos.

No Twitter, imagens foram publicadas mostrando a porta de um vagão destruída, num ambiente de aparente confusão, e muitas pessoas feridas e com manchas de sangue. É possível ver que uma estação de metrô está repleta de fumaça, enquanto pessoas se movimentam agitadamente. Enquanto isso, outras pessoas saem de um vagão destruído pelas janelas.

Testemunhas temem que a explosão tenha sido causada por uma bomba, e a unidade de combate ao terrorismo da Rússia está participando das investigações. Perto da estação Sennaya Ploshchad estão oito ambulâncias.

— As pessoas estavam sangrando, os seus cabelos queimaram. Nós recebemos ordens para nos dirigirmos à saída, porque o movimento parou. As pessoas simplesmente fugiram. Minha namorada estava no próximo carro que explodiu. Quando ela saiu, viu que pessoas haviam sido mutiladas — relatou uma testemunha à TV "Life News".

Autoridades não emitiram comentários oficiais sobre a história. Além de ser a segunda cidade mais importante do país, São Petersburgo é a cidade natal do presidente da Rússia, Vladimir Putin. Segundo o Kremlin, o chefe do governo já foi informado sobre o caso.



Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
// //