menu

Cinema

28/03/2013


Estacine exibe ‘Miss Potter’

Estação Cabo Branco

A Estação Cabo Branco – Ciência, Cultura e Artes dedica março à exibição de filmes sobre escritoras de grandes obras ou que tiveram a sua própria vida transformada em enredo. Neste sábado (30), a atração é ‘Miss Potter’, com Renée Zellwegger no papel principal, uma cinebiografia de Helen Beatrix Potter, escritora e ilustradora de livros infantis. Já no domingo (31), a atração é o clássico ‘A Última Festa’, baseado no romance mais famoso de Virginia Woolf. As sessões são gratuitas, às 16h, no miniauditório 1 da Estação das Artes.

‘Miss Potter’ – A Mostra Mulheres Escritoras – Suas Vidas, do projeto Estacine, traz ‘Miss Potter’ (Inglaterra, 2006, 1h33 min., livre) no sábado (30). Muito antes do adolescente bruxo, o sobrenome Potter já era sinônimo de fantasia. Com a série de 23 livros infantis de seus bichos falantes, a começar pelo famoso coelho Peter Rabbit, a escritora Beatrix Potter (1866-1943) se tornou uma das autoras mais bem-sucedidas da história da literatura.

O drama do diretor Chris Noonan (do gracioso ‘Babe – O Porquinho Atrapalhado’) foca a curva ascendente da carreira de Beatrix com alguns flashbacks de sua infância e registros da aristocracia inglesa que definiram a sua personalidade introspectiva.

Beatrix já desenhava os animais – e conversava com eles – desde pequena, mas foi só quando conheceu Norman Warne (Ewan McGregor) que ela pôde transformar os esboços em livros. Caçula de dois irmãos editores, Norman pegou Peter Rabbit como um desafio editorial e fez dos animais um sucesso. Possíveis ‘vilões’, personagens contrários à empreitada de Beatrix, como a sua mãe ou os outros irmãos de Norman, são rapidamente subjugados pela força incontestável de Peter Rabbit.

‘A Última Festa’ – estrelado por Vanessa Redgrave no papel-título em inglês, ‘A Última Festa’ (Mrs. Dalloway, Inglaterra, 1997, 1h37 min., 10 anos) é adaptado do quarto romance de Virginia Woolf. Conta a história da Sra. Dalloway (Redgrave), uma senhora de meia-idade pertencente à alta sociedade londrina que está preparando uma festa em sua casa. As lembranças de desde a sua juventude vêm à tona à medida que os convidados chegam à sua casa, como o ex-noivo Peter Walsh (Michael Kitchen), por quem a anfitriã nutria grande afeição, mas acabou o rejeitando em função de um casamento por interesse social. Convidados queridos – e outros nem tanto assim – despertarão flashbacks que guiarão o ritmo da trama.