menu

Cursos e Eventos

24/05/2013


Evento do setor calçadista em CG

Junho

 A diversidade da produção calçadista nordestina será alvo das atenções de lojistas de todo o país durante a segunda edição do Gira Calçados, maior evento do setor no Nordeste, que acontece de 4 a 6 de junho, em Campina Grande. Durante três dias, empresários de micro e pequenas empresas vão expor produtos, se capacitar e participar de rodadas de negócios, além de conhecer as principais tendências e tecnologias do setor.

O mix do evento conta ainda com a realização do 1º Seminário Calçadista Brasileiro e um showroom de máquinas, equipamentos e componentes para calçados, que será sediado pela Federação das Indústrias da Paraíba (Fiep). Na Rodada de Negócios, os expositores negociarão com lojistas de 20 estados brasileiros. Até esta semana, mais de 120 lojistas confirmaram presença, entre eles a Riachuelo, uma das maiores franquias nacionais. A estimativa é que o evento movimente cerca de R$ 8 milhões em negócios.

A Rodada de Negócios conta com 50 estandes e apenas três ainda estão disponíveis. De acordo com a JB Consultores, empresa coordenadora da Rodada, São Paulo é o estado que já confirmou o maior número de empresários e investidores no Gira Calçados 2013, com 36 lojistas. Em seguida estão o Paraná (19), Rio Grande do Sul e Mato Grosso (9), Rio de Janeiro e Espírito Santo (8).

Até o início do evento, todos os estados brasileiros podem participar da Rodada de Negócios, segundo a coordenadora, Christianne Fiúsa. “É um evento importante para a cadeia produtiva nordestina. Conseguimos 50% dos contratos com os expositores do ano passado. Isso mostra que o Gira Calçados atendeu às expectativas do mercado”, ressaltou.

A Paraíba é a maior participante da rodada, com 27 empresas, sendo 19 de Campina Grande e seis da cidade de Patos. Um dos polos de calçados mais fortes do Nordeste, líder em exportação por pares de calçados, o Ceará terá 11 empresas de calçados no evento. “Já sabemos que Alagoas, Bahia e o Rio Grande do Norte também terão expositores”, antecipou Christianne.

O Gira Calçados é realizado pelo Sebrae Paraíba, a Fiep/Senai, o Sindicato da Indústria de Calçados da Paraíba (Sindicalçados) e o Governo do Estado e tem o apoio da Prefeitura de Campina Grande, Associação Brasileira das Indústrias de Calçados (Abicalçados) e Associação Brasileira de Empresas de Componentes para Couro, Calçados e Artefatos (Assintecal). O site do evento www.giracalcados.com.br disponibiliza o serviço de inscrições online.

Showroom – Um dos atrativos do Gira Calçados 2013 é o showroom de máquinas para calçados e componentes, que está no Salão de Inovação, que conta com oito máquinas de componentes de calçados. Para participar, o interessado pode se inscrever pela internet.

1º Seminário Calçadista Brasileiro – Este ano, o Seminário terá o tema "Inovação na Indústria, Componentes e Varejo da Moda". Palestras, clínicas tecnológicas e debates com especialistas focados na moda. Esse é o panorama que centenas de empresários encontrarão no Seminário, que abordará novos conhecimentos para se diferenciar no mercado.

Rodada de Negócios – Com espaços exclusivos para gerar novos negócios, a 2ª Rodada de Negócios do Gira Calçados será de grande importância. O perfil dos participantes é de indústrias de calçados estabelecidas no Nordeste, com capacidade de desenvolver e lançar novas coleções para as diversas estações. Inscrições com a JB Consultores pelo e-mail [email protected] ou pelo telefone (81) 3231.1033.

Salão de Inovação – Oportunidade de entrar em contato com fornecedores de solados, couros, empresas de imobiliárias para sedes das fábricas, matrizarias para máquinas injetoras e muitas outras utilidades do setor calçadista. Para o analista do Sebrae em Campina Grande e coordenador do evento, Rodrigo Dantas, participar do Gira Calçados é proveitoso.

Programação
Dia 4
12h – Credenciamento;
14h – 1º Seminário Calçadista Brasileiro – Debates que buscam a integração do atacado e varejo, focados na moda, inovação e sustentabilidade dos negócios;
Showroom de Máquinas e Componentes;
Palestra "Cenários para o Setor Calçadista", com Heitor Klein, presidente da Abicalçados;
15h – Preview Fórum de Inspirações Inverno 2014 (apresentação da pesquisa de inspirações elaborada pelo núcleo de Design da Assintecal), com Tatiana Souza;
16h – Palestra “A gestão industrial como fator de competitividade nas empresas do setor”,
com Luis José Coelho, diretor da Coelho Assessoria Empresarial, consultor especialista do setor calçadista;
18:30h – Abertura Oficial do Gira Calçados 2013

Dia 5
8 às 17h – Rodada de Negócios – Fabricantes de calçados e acessórios do Nordeste ofertarão seus produtos a compradores nacionais e internacionais, lojistas e representantes de grandes redes. São 50 expositores nordestinos que negociarão com cerca de 250 lojistas de todo o Brasil.
14 às 21h – Showroom de Máquinas e Componentes – empresas expositoras de máquinas de calçados e componentes. Para visitar e ver demonstrações de como as máquinas funcionam basta se credenciar como visitante do evento.

Clínicas Tecnológicas
14h – Colagem para Calçados, com Cristiano José – Quimican;
15h – Vitrinismo /merchandising, com Leo Mendonça – IFPB;
16h – NR 12 – Conceitos e aplicações, com Michel Dutra – Schumersal;
19h – Tecnologias em laminados, com representante do Laboratório York.

Dia 6
8 às 17h – Rodada de Negócios – exposições e negócios;
14 às 21h – Salão da Inovação – Showroom;

Clínicas Tecnológicas
14h – Certificação de Calçados de Segurança, com Andréia Guedes – SENAI CTC;
15h – Linhas de Crédito para Micro e Pequenas Empresas – representantes financeiros;
16h – Desafios da Logística, com Rômulo Oliveira.

Realização do Gira Calçados
Local: Federação das Indústrias do Estado da Paraíba (Fiep) – Av. Manoel Gonçalves Guimarães, 195, Ed. Agostinho V. da Silveira, bairro José Pinheiro, Campina Grande-PB