Cinema

Documentário “Bodas de Aruanda” estreia no Cineport e retrata Umbanda e Espiriti


01/04/2014



 O filme ‘Bodas de Aruanda’, do diretor Chico Sales, faz sua estreia no dia 12 de abril, durante o Festival Cineport. O documentário conta a trajetória do Centro Espírita de Umbanda Pai Tertuliano, que completou 50 anos em 2013. Através do olhar do visitante, retrata um pouco da história e dos costumes religiosos da instituição, fundada em 04 de agosto de 1963, em João Pessoa.

Sales, que frequenta o Centro desde 2006, conta que tentou manter, no filme, a sensação de anonimato que teve na primeira vez que foi ao Centro, quando entrou e saiu anônimo, sem que ninguém perguntasse seu nome.

“Os rostos das pessoas aparecem muito pouco. A não ser as pessoas que se dispuseram a falar, como a Mãe Maria – dirigente da Casa. Além dela, pessoas chaves que vão dar depoimento também ficam mais evidentes. Mas os depoimentos de alguns visitantes aparecem em off, só o áudio”, afirma.

Além da história do Centro Espírita, o documentário também procura pontuar de forma didática como é feito o trabalho. “Eu quis explicar às pessoas o que é a Umbanda, como funciona essa história do trabalho espiritual, como funciona a caridade, que é uma coisa bem Kardecista. E também falar um pouco dessa relação afetiva, as pessoas que frequentam o lugar tem uma relação de empatia que transcende a mera vida cotidiana”, conta o realizador.

O documentário, de 26 minutos, será exibido no penúltimo dia do Festival (dia 12), às 20h45, na Tenda Andorinha.



Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
// //