Diap destaca qualidade de “negociador” de Veneziano, ao inclui-lo na lista dos 100 mais influentes do Congresso

Imagem divulgação - Ascom

O Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar – Diap destacou como qualidade do Senador Veneziano Vital do Rêgo (PSB-PB) a sua capacidade de negociar, ao incluí-lo na lista dos 100 mais influentes do Congresso Nacional, versão 2019. O estudo, divulgado pelo Diap no final de semana, é o primeiro já levando em consideração a atuação dos Senadores recém empossados.
 
Do total de 81 Senadores, o Diap classificou entre os “Cabeças” do Congresso Nacional apenas 29, sendo 15 exercendo o seu primeiro mandato na Casa. Esta não é a primeira vez que Veneziano é incluído na lista dos 100 mais influentes do Congresso. No exercício de Deputado Federal, ele teve a sua atuação na Câmara reconhecida por três oportunidades, passando a figurar na lista. Esta, portanto, é a 4ª vez que Veneziano é incluído, sendo a primeira vez como Senador da República.
 
De acordo com o Diap, são considerados “Cabeças” do Congresso os parlamentares “que conseguem se diferenciar dos demais pelo exercício de todas ou algumas das qualidades e habilidades” descritas pelo órgão, a exemplo de “capacidade de conduzir debates, negociações, votações, articulações e formulações”, além da “leitura da realidade, facilidade para conceber ideias, construir proposições, elaborar propostas e projeta-las para o centro do debate, liderando sua repercussão e tomada de decisão”.
 
No relatório publicado pelo Diap com os “Cabeças” do Congresso, o órgão deu destaque especial aos parlamentares que estão no exercício do seu primeiro mandato, dentre eles, Veneziano, que foi eleito no ano passado e em fevereiro deste ano passou a representar a Paraíba no Senado Federal. Segundo o órgão, são parlamentares que, “mesmo com pouco tempo de parlamento, já se revelaram influentes entre seus pares”.
 

Líder do bloco “Senado Independente”

As qualidades atestadas pelo Diap como presentes na atuação parlamentar de Veneziano ficam evidentes em sua função de líder do Bloco “Senado Independente”, formado dez Senadores e três Senadoras do PSB, PDT, Cidadania e REDE.
 

Veneziano disse que tem mantido um ambiente de diálogo dentro do bloco, como forma de ouvir a todos e compartilhar as opiniões, harmonizando a posição que o bloco deve tomar diante da análise e votação das proposituras. “Tudo a partir do diálogo”, disse.
 
Integram o bloco liderado por Veneziano os Senadores Jorge Kajuru (PSB/GO); Leila Barros (PSB/DF); Acir Gurgacz (PDT/RO); Cid Gomes (PDT/CE); Kátia Abreu (PDT/TO); Weverton Rocha (PDT/MA); Alessandro Vieira (Cidadania/SE); Eliziane Gama (Cidadania/(MA); Marcos do Val (Cidadania/ES); Fabiano Contarato (REDE/ES); Flávio Arns (REDE/PR); e Randolfe Rodrigues (REDE/ AP).

 

LEIA MAIS: Veneziano fala “da honra e da responsabilidade” em liderar o bloco Senado Independente