Paraíba

Defesa Civil recebe alerta da Cemadem e equipes ficam de plantão contra possíveis ‘desastres’

Mesmo com o grande volume de chuvas, o órgão, até o momento, não registrou nenhuma ocorrência.


13/06/2019

Imagem ilustrativa/Via Sanhauá, no Varadouro/Foto: whatsapp

A Coordenadoria Municipal de Defesa Civil recebeu na noite desta quarta-feira (12) um aviso do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden). O alerta 1363/2019 foi aberto às 22h23 com previsão meteorológica de chuvas em risco de nível moderado nas próximas horas e mantém equipes de plantão. Mesmo com o grande volume de chuvas a Defesa Civil, até o momento, não registrou nenhuma ocorrência durante toda a madrugada.

 

Segundo o boletim, o ponto de maior volume de chuvas na Capital foi registrado no bairro do Altiplano com 146.4 (mm) nas últimas 48 horas, seguido por Manaíra 131 (mm) e Tambauzinho 120.8 (mm). Já no Cuiá foi registrado o menor volume de chuvas com 49.8 (mm) durante o mesmo período. Apesar do volume, a Capital se mantém sem registros de deslizamentos e desabrigados, resultado da ação preventiva do programa João Pessoa em Ação.

 

De acordo com o coordenador da Defesa Civil, Noé Estrela, as equipes que fazem parte do programa ‘João Pessoa em Ação’ se mantêm em alerta. “Como sempre estamos atentos para qualquer chamado. Nosso trabalho de prevenção, monitoramento e manutenção é permanente e conta com uma agenda de programação semanal, atuando em vários bairros da Capital. As ações também podem ser realizadas de acordo com a maior necessidade dos bairros e comunidades”, explicou.

 

Trânsito – A Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana (Semob-JP) também fica alerta em caso de chuva intensa. Caso algum condutor precise acionar os agentes para semáforos apagados ou ruas intransitáveis por alagamentos, é só ligar para o Centro Operacional de Trânsito e Transportes (COTT). Os telefones são 3218-9420 ou 98760-2134 (whatsapp)

 

João Pessoa em Ação – O programa tem como finalidade realizar serviços na rede de drenagem, poda em árvores de grande porte, além da limpeza nas vias, para evitar acúmulo de lixo e areia na linha d’água, de modo que comprometa as galerias pluviais. Ao longo desses anos, o programa João Pessoa em Ação conseguiu, inclusive, tirar do mapa de risco pontos considerados críticos da cidade, com históricos de alagamentos e deslizamentos.

 

Também fazem parte do programa as Secretarias de Desenvolvimento Urbano (Sedurb), Infraestrutura (Seinfra), Meio Ambiente (Semam), Desenvolvimento Social (Sedes), e a Autarquia Especial Municipal de Limpeza Urbana (Emlur), onde são desenvolvidas ações integradas, diariamente, em vários pontos da cidade para coibir os efeitos das chuvas e evitar transtornos para a população.

 

LEIA MAIS: Defesa Civil registra chuvas com mais de 146 milímetros na Capital em apenas 12h; alagamentos provocam diversos transtornos



Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
// //