menu

Cursos e Eventos

11/02/2013


Danças indígenas, frevo e samba

João Pessoa

 Inovação e criatividade marcaram a segunda noite do Carnaval Tradição em João Pessoa, neste domingo (10). Tribos indígenas, clubes de orquestra e escolas de samba arrancaram aplausos de uma plateia que reuniu cerca de 10 mil pessoas na Avenida Duarte da Silveira. Ao som do frevo ou da flauta, que define a batida dos cantos indígenas, o público vibrava a cada passagem das agremiações do ‘Carnaval 2013 – João Pessoa de Todos os Ritmos’, promovido pela Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), por meio da sua Fundação Cultural (Funjope).

O prefeito Luciano Cartaxo, que pela segunda noite prestigiou o desfile do Carnaval Tradição, disse que tanto o Folia de Rua, como o Tradição, superaram a expectativa este ano. “Superamos em todos os itens: segurança, limpeza, investimentos e organização. É muito importante se manter viva a tradição do carnaval, que em 2015 vai comemorar 100 anos de existência”.

Desfiles – Neste domingo, desfilaram na Avenida Duarte da Silveira cinco tribos indígenas, três clubes de orquestra e três escolas de samba, entre elas os primeiros e segundos lugares de 2012. Contando histórias a partir de temáticas escolhidas, as agremiações encenaram com brilho e criatividade e, assim, tentaram impressionar a comissão julgadora arrancando aplausos da plateia.

A tribo indígena Pele Vermelha, do bairro do Cristo, entrou na via oficial do carnaval Tradição às 19h em ponto, impressionando o público com o Ritual da Morte. A comissão de frente levava cocares que chegavam a pesar até 45 quilos, segundo os organizadores. A segunda agremiação da noite mostrou que João Pessoa também tem frevo. O Clube de Orquestra São Rafael invadiu a avenida mostrando o ritmo mais contagiante do carnaval.

A Tribo Tabajara, do Alto do Mateus, fundada em 1936, homenageou o Deus Tupã com todo seu simbolismo, seguido pela tribo Flexa Negra, do bairro de Cruz das Armas, que arrancou aplausos com a desenvoltura do indiozinho Pedro Henrique, de apenas 3 anos. O clube de Orquestra Bandeirantes da Torre, o quinto a se apresentar na noite, mostrou que também tem comissão de frente e desfilou com harmonia, criatividade e frevo no pé.

Os oitenta brincantes da Tribo Tupy Guarany, da comunidade Porto de João Tota, do bairro de Mandacaru, encantou pelas cores verde e vermelha e a beleza do Ritual da Morte exibido pelos índios e índias que integram o grupo desde 1989. A Tribo Africanos, do Cristo, chegou na passarela do Carnaval Tradição com luxo e muita criatividade. Com a responsabilidade de quem já carrega 54 títulos, inclusive, o de campeã de 2012, a tribo destacou a caça, pesca e o artesanato dos guerreiros.

O Clube de Orquestra Ciganos do Esplanada também trouxe muito frevo à avenida. Já as escolas de samba Independentes de Mandacaru, Império do Samba ( segunda colocada do ano passado) e Malandros do Morro (campeã de 2012) fizeram um show a parte. Luxo e muito brilho iluminou a avenida Duarte da Silveira.

Funjope – O presidente da Fundação Cultural de João Pessoa (Funjope), Maurício Navarro, destacou o aumento do percentual de 30% no investimento do Carnaval Tradição em relação a 2012. “Além dos recursos financeiros, a PMJP também investiu na infraestrutura da festa, que foi melhorada para atender a população que prestigia anualmente essa grande festa popular”.

Para o Carnaval Tradição, a PMJP investiu R$ 468.800,00, recurso este direcionado para as agremiações carnavalescas e a infraestrutura do local de desfiles. O presidente da Liga Carnavalesca, Beto Bandeirantes, falou sobre o aumento da subvenção este ano, onde foi possível melhorar vários itens fundamentais para que se tenha um bom carnaval de rua. “Nós da Liga só temos a agradecer a Prefeitura de João Pessoa pelo grande apoio, pois só dessa forma conseguimos manter essa tradição. A tendência é melhorar cada vez mais”, comentou.

Confira a programação para esta segunda-feira (11) do Carnaval Tradição. Horário: das 18h às 24h

Participação especial Urso verde
Participação especial Urso da Paz de Bayeux
Batucada Águia de Ouro
Batucada Nova Liberdade
Urso da Terceira Idade
Anos Dourados
Urso Panda
Urso Celebridade
Urso Folião
Urso Gavião
Urso Jamaica
Urso da Paz do Grotão
Urso Amigo Batucada
Urso Sem Lenço Sem Documento
Urso Reboliço
Urso Canibal
Urso Solitário
Urso Lino
Urso Preto do Sesi
Urso Santa Cruz
Urso Macaco Louco
Urso Simpático
Urso Polar