menu

Paraíba

21/02/2013


Como lidar com dependentes químicos?

João Pessoa

 Uma parceria entre a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e o Programa Consultório na Rua e a Seção Municipal DST/Aids irá viabilizar a realização do curso “Manual do psicólogo de rua: práticas terapêuticas de calçadas e o tratamento da dependência química na rua”. Atividade acontece nesta quinta-feira, 21, sendo a primeira turma de 2013.

O curso será ministrado pelo psicólogo Marcos Luis Deparis, psicoterapeuta e psicólogo do Consultório na Rua de João Pessoa, com base na prática adquirida pelo programa. O objetivo é capacitar profissionais da rede de saúde e estabelecer uma relação terapêutica com os moradores de rua. “Essa concepção é fundamental para qualquer tipo de tratamento na rede pública de saúde voltado à população em questão”, diz o coordenador do Centro de Testagem e Aconselhamento em DST/Aids (CTA), Roberto Maia.

De acordo com ele, o curso contribuirá para a inserção dos moradores de rua na rede de cuidado integral, pois os profissionais que atuam nos equipamentos de saúde poderão criar estratégias de vinculação com esses usuários. “Também será importante dialogar sobre a autonomia dessas pessoas. Temos de ouvi-las, para poder atender as suas reais necessidades de saúde. O projeto terapêutico deve ser de fato singular e individualizado”, ressalta.

Como será

O curso se divide em cinco módulos de quatro horas, cada, totalizando 20 horas. Acontece nesta quinta e também nos dias 28 de fevereiro e 7, 14 e 21 de março, à tarde, no Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest-João Pessoa). Serão 20 vagas, com inscrição pelo e-mail: [email protected] A bibliografia específica será fornecida em formato digital para os participantes no final do curso.

Serviço

Curso: Manual do psicólogo de rua: práticas terapêuticas de calçadas e o tratamento da dependência química na rua
Data: 21 e 28 de fevereiro / 7, 14 e 21 de março
Local: Cerest Municipal (Rua Engenheiro Hermenegildo Di Láscio, 64, Tambauzinho)
Vagas: 20
Inscrições através do e-mail [email protected]
Fone: 3214-6091