Economia & Negócios

Cresce número de assinantes da TV paga

Comportamento


28/01/2013



 O Brasil fechou o ano de 2012 com 16,188 milhões de clientes do serviço de TV por assinatura, segundo dados divulgados nesta segunda-feira pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). Ao todo, foram registradas 3,4 milhões de novas assinaturas no último ano, o que representou uma expansão de 27% do mercado nacional em relação a 2011.

Em dezembro de 2012, a base de assinantes registrou 222 mil adições líquidas. Nas contas da agência reguladora, os serviços de TV por assinatura atendem a aproximadamente 53,4 milhões de brasileiros e estão presentes em mais de 27% dos domicílios, conforme o número médio de 3,3 pessoas por domicílio do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Considerando as diferentes tecnologias por meio das quais o sinal pago de televisão chega às casas dos assinantes, o destaque está com a tecnologia via satélite (DTH) que atingiu 60,8% da base. A segunda maior participação é do serviço a cabo, que alcançou 38,3% das assinaturas. A pequena participação restante é da transmissão de sinal por micro-ondas (MMDS), que tem registrado perdas de assinantes a cada mês.

Segundo a Anatel, a região Sudeste ainda lidera no ranking de maior percentual de domicílios atendidos, com 38,6% dos lares, apesar do crescimento registrado nas regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste. Entre as unidades da federação destacam-se o Distrito Federal e os Estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Amazonas, Rio Grande do Sul e Santa Catarina, por terem registrado desempenho acima da média nacional.

Entre os principais grupos econômicos que disputam o mercado nacional a Net/Embratel fechou o ano de 2012 na liderança, com fatia de 52,47% (8,494 milhões de assinantes). Em seguida estão a Sky/Directv, com 31,12% (5,038 milhões), a Oi, com 4,62% (748 mil), a Telefônica, com 3,67% (594,9 mil), e a GVT, com 2,62% (425 mil). O restante de participação é formado pelos grupos Algar e ViaCabo.



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