menu

Paraíba

08/01/2013


Bombeiros e Cagepa recuperam hidrantes

Melhorias

{arquivo}O Corpo de Bombeiros Militar da Paraíba em parceira com a Cagepa realizou durante o ano de 2012 a recuperação de 16 hidrantes instalados em João Pessoa (Centro, Cruz das Armas, Torre, Oitizeiro e Jardim Veneza, Bayeux, Jacumã e Cabedelo). Foram instalados cinco novos equipamentos, sendo dois no bairro de Mangabeira, outro no bairro de Jaguaribe e mais dois nas comunidades Colinas do Sul e Jardim Veneza. Um deles próximo ao Centro Administrativo estadual, no bairro de Jaguaribe, na Capital.

O chefe da Seção de hidrantes do CBMPB, major Rosinaldo José da Silva, disse que a parceria foi firmada no inicio de 2012 após contato do comando do Corpo de Bombeiros com a direção da Cagepa. “Fizemos um levantamento e encontramos alguns equipamentos inoperantes e resolvemos fazer a recuperação”, lembrou.

{arquivo}Na parceria foram realizados consertos, relocação, instalação, instrução com técnicos da Cagepa, visitas a locais que apresentam tubulações que possibilitem novas instalações, desobstrução dos registros de aberturas cobertos por asfalto e a confecção de instrumentos de abertos e de novas peças (roscas) dos hidrantes, além do conserto de equipamentos para aferição de vazão.

Os hidrantes são equipamentos fixados nas redes de abastecimentos de água da CAGEPA, que permite a ligação direta com a mangueira do carro do Corpo de Bombeiros e tem como objetivo principal fornecer água para utilização no combate a incêndio. Instalados em pontos estratégicos das redes de distribuição, eles são capazes de fornecer água em quantidade e com pressão satisfatória.

Os equipamentos são importantes, necessários e indispensáveis, pois se constituem instrumentos de combate nas ações desenvolvidas pelos bombeiros, principalmente por possuírem a função de abastecimento; minimizar alguns problemas na utilização das viaturas, podendo ser abastecidas no local quantas vezes forem necessárias.

O objetivo do Comando do Corpo de Bombeiros, segundo o major Rosinaldo, é estender esse tipo de serviço para outras localidades do Estado e para sua realização está sendo realizado levantamento das condições dos hidrantes existentes nas cidades como Campina Grande, Patos, Sousa, Cajazeiras entre outras para que sejam recuperados aqueles que apresentarem algum tipo de problema e também a instalação do equipamento.