menu

Artes

26/03/2013


Coletivo de Teatro Alfenim na UFCG

Teatro

 No próximo dia 02 de abril, o Coletivo de Teatro Alfenim, de João Pessoa, estará, a partir das 9h, no auditório da Unidade Acadêmica de Arte e Mídia da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) para falar sobre o trabalho realizado pelo grupo nos últimos seis anos e sobre a composição de sua mais nova peça, O Deus da Fortuna.

O espetáculo será apresentado nesta terça, dia 26, às 20h, no Teatro do SESC Centro, em Campina Grande, como parte das comemorações do Dia Mundial do Teatro, promovida pela Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), SESC e Prefeitura Municipal de Campina Grande.

A peça trata de uma parábola sobre o Capital em seu estágio global de volatilização. Narra a história de um proprietário de terras na longínqua China Imperial. Afundado em dívidas em virtude da crise da produção do arroz e da seda, ele manda erguer um altar em honra do Deus da Fortuna, com a intenção de se salvar da falência. No entanto, as oferendas são inúteis e o proprietário vê-se obrigado a vender a própria filha a seu credor, como forma de amortização da dívida.

O Grupo

O Coletivo de Teatro Alfenim, criado em 2007, trabalha com o conceito de dramaturgia em processo, no qual o texto de suas montagens é construído na sala de ensaios pelos atores e demais artistas colaboradores, com o objetivo de criar uma obra autoral baseada em assuntos brasileiros .Visa a formação de plateias através de eventos paralelos às montagens como seminários, oficinas e debates sobre os temas abordados em sua pesquisa. Os ensaios, bem como as atividades formativas do grupo, acontecem na Casa Amarela, em João Pessoa (PB).