Paraíba

CMJP instala Frente Parlamentar da Pessoa com Deficiência


04/05/2013



Autor do projeto que cria a Frente Parlamentar da Pessoa com Deficiência na Câmara de João Pessoa, o vereador Bira comemorou a sessão especial de instalação da Frente, na última sexta-feira (03), no auditório da Estação Ciência. Na ocasião, ainda foi entregue a medalha “Cidade de João Pessoa” ao procurador da Fazenda Nacional Genésio Fernandes Vieira. A solenidade fez parte da programação do Fórum Paraibano da Luta da Pessoa com Deficiência, que acontece até este sábado (4).

Bira destacou que a CMJP assume um compromisso com a cidade de João Pessoa quando toma o desafio de lançar a Frente Parlamentar, no sentido de aglutinar ações de entidades diversas em prol da melhoria no cotidiano das pessoas com deficiência. “Temos um desafio de fazer com que, do ponto de vista da política pública, nós tenhamos as ações de governo, do Legislativo, as ações da sociedade civil organizada, das unidades representativas, das ONGs, das fundações e das entidades parceiras sendo construídas e sendo, acima de tudo, formatadas no dia a dia do cotidiano”, afirmou o propositor da Frente.

O vereador explicitou que, segundo dados do censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) de 2010, pelo menos 27% da população pessoense tem algum tipo de deficiência e que esses dados, apesar de serem relevantes, necessitam de um detalhamento maior. “É preciso que nós possamos instituir na cidade o censo da pessoa com deficiência, para que o Poder Público possa ter um mapa mais efetivo, sistemático, planejado e para que as ações que debatermos possam ser consolidadas da melhor forma possível”, frisou.

O parlamentar também ressaltou a importância de se ter programas de inserção formal de pessoas com deficiência no mercado. “Hoje, a Paraíba é um dos estados que têm o menor índice de inclusão das pessoas com deficiência no mercado de trabalho. É preciso que esse dado possa ser percebido e o desafio possa ser tomado não somente pelo Poder Público, mas também, principalmente, pela iniciativa privada”, indicou.

Bira ainda colocou o papel da Frente Parlamentar no sentido de promover a geração de renda e o cumprimento da legislação referente às cotas para pessoas deficientes. “A Frente Parlamentar agirá no sentido de potencializar os espaços de geração de renda e acionar a iniciativa privada para que a gente possa ter respeito às cotas para as pessoas com deficiência. A legislação já foi aprovada há tanto tempo, mas no Brasil, infelizmente, temos índices que envergonham e que fazem com que nós tenhamos que fazer um chamamento público a fim de que a nossa lei, que já é bastante avançada, possa ser não somente consolidada, mas, acima de tudo, cumprida. Este é um dos nossos maiores desafios”, revelou o vereador.

O presidente da Aspadef, Iber Câmara, ressaltou que o preconceito com as pessoas deficientes vem desde o tempo da Era Cristã e que Jesus Cristo foi o primeiro a promover a inclusão desses indivíduos: “No início, as pessoas deficientes não podiam, de maneira nenhuma, nem passar na porta de um templo, pois quem frequentava esses locais só eram as pessoas perfeitas. As pessoas com deficiência eram excluídas, e Jesus falou para o cego, para o leproso e para o aleijado: Vá e mostre ao sumo sacerdote que você pode frequentar o templo”.



Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
// //