menu

Cinema

12/03/2013


Cine Atitude estréia com três paraibanos

Cultura

Com intuito da promoção da sétima arte o projeto “Cine Atitude – Imagens em Movimento” aprovado pelo edital de cultura BNB/BNDES 2012 será aberto com sessão itinerante nesta quinta-feira (14), com cinco curtas nacionais, entre elas três são produções paraibanas.

A programação começa com os filmes: ‘Rua das Tulipas’ (dir. Alê Camargo, 10’), ‘Sweet Carolynne’ (dir. Ana Bárbara, 15’), ‘O Guardador’ (dir. Diego Benevides, 8’), ‘Água Barrenta’ (dir. Tiago Penna, 18’), ‘Geyzislaine, Meu amor’ (dir. Cláudio Santoro, 4’)

Nesta quinta-feira, a exibição será no cruzamento da Rua Francisco Jorge com João Costa Filho, próximo ao antigo Xamegão, no Centro de Bayeux, a partir das 18h30.

O “Cine Atitude – Imagens em Movimento” foi aprovado pelo edital de cultura BNB/BNDES 2012, tem como objetivo levar o audiovisual para as escolas e os espaços públicos de Bayeux-PB, fomentando a sétima arte e a reflexão a partir do olhar coletivo.

O público da cidade será contemplado com 60 sessões totalmente gratuitas, durante os meses de março, abril e maio de 2013. Sendo que 50 sessões serão nas escolas e 10 sessões em espaços públicos. A iniciativa pretende atingir as crianças, adolescentes, jovens e adultos das escolas e das comunidades com projeção de filmes de curta e média metragem, produzidos pelo circuito não comercial, com destaque para produção nordestina e paraibana, abordando temas como: ética e cidadania; regionalismo e cultura popular; meio ambiente; sexualidade; educação; drogas; violência; histórico; preconceito; conflitos da adolescência; reflexões sobre a realidade; saúde; qualidade de vida e animações.

O projeto é realizado pelo cineclube “Atitude Cultural – Bayeux Precisa”, sob a direção do Relações Públicas e ativista cultural, Berg Lima, que desde 2008 vem trazendo ações socioculturais para Bayeux-PB, como a implantação do Cinema Comunitário no Alto da Boa Vista, aprovado pelo edital Cine Mais Cultura do Ministério da Cultura.