Artes

Casarão 34 recebe duas exposições fotográficas neste mês de março

Fotografia


12/03/2013



 O Casarão 34, unidade da Fundação Cultural (Funjope), disponibiliza ao público neste mês de março duas exposições de fotografia. Uma delas será aberta nesta quarta-feira (13), às 19h, intitulada “Variações do Feminino: poéticas do universo trans”. A outra é "Juventude LGBT Protagonizando", que será lançada na quarta-feira (14), a partir do mesmo horário.

“Variações do Feminino: poéticas do universo trans” ficará em exposição até 29 de março. Entre poses e perfumes, batons e saltos altos, brilhos e sedução, travestis e transexuais se revelam nas ruas da Região Metropolitana de João Pessoa. Essas personagens estão presentes em manifestações políticas, movimentos sociais e passarelas de concursos de beleza.

Para além do preconceito e do estigma, as fotografias reunidas na exposição registram pessoas comuns, trabalhadoras e estudantes. Revelam uma humanidade que celebra o belo, a delicadeza do olhar, os gestos finos, os detalhes subliminares de trajetórias de vida e desejos. A realização da mostra é uma parceria entre o Casarão 34 e a Secretaria de Estado da Mulher e da Diversidade Humana (Semdh).

Juventude LGBT

Outra exposição que entra em cartaz esta semana é "Juventude LGBT Protagonizando". Ela é resultado da Oficina de Fotografia Básica Para Juventude LGBT, ministrada pelo renomado fotógrafo Thercles Silva, que também é o curador do evento.

A oficina, que resultou na exposição, está inserida no projeto Protagonismo Juvenil e Prevenção de DST/Aids e Hepatites Virais ao Segmento LGBT de João Pessoa. Foi realizada pelo Grupo de Mulheres Lésbicas e Bissexuais Maria Quitéria, em parceira com o Movimento do Espírito Lilás, Coordenadoria LGBT e Igualdade Racial e Semdh da Paraíba.

A mostra de fotografia apresenta jovens lésbicas, bissexuais, gays, travestis, transsexuais femininas e transsexuais masculinos que se tornam protagonista no enfrentamento à homofobia e à contaminação por DST/AIDS e Hepatites Virais. Eles expõem suas vidas, histórias, nomes e rosto em imagens públicas.



Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
// //