A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal do Nível Superior (Capes) anunciou o corte de aproximadamente 2,7 mil bolsas de mestrado, doutorado e pós-doutorado. Todos os cortes se aplicam em cursos com conceito nota 3 e valem para bolsas que ainda serão concedidas. O congelamento não afeta quem atualmente recebe o benefício.
De acordo com a Fundação, serão cortadas 2.331 bolsas de mestrado, 335 de doutorado e 58 de pós-doutorado nas Instituições Federais em todo o Brasil.
Com isso, após o anuncio de cortes de verbas na educação feito pelo Governo Bolsonaro através do Ministério da Educação (MEC), a Capes chega a uma redução total de 6.198 bolsas só em 2019. O novo bloqueio representa uma redução de R$ 4 milhões em 2019 e, até 2020, deve representar até R$ 35 milhões.
“PROPÓSITO”
Segundo a Capes, essa nova medida foi tomada com “o propósito de alinhar a concessão de bolsas no país à avaliação periódica, preservando os cursos mais bem avaliados nos últimos 10 anos”. As notas analisadas foram as obtidas nas avaliações Trienal de 2013 e Quadrienal de 2017.
Em nota, a Associação Nacional de Pós-Graduandos (ANPG) criticou a medida. “O novo corte da Capes afetará principalmente Norte e Nordeste, áreas com maior número de cursos 3 e 4, devido às maiores dificuldades financeiras. A medida agrava ainda mais a concentração da pesquisa no centro-sul e perpetua as desigualdades regionais do país.”
LEIA MAIS: Blog de WS analisa mobilizações e audiência no MEC para reverter cortes nas Universidades
Escrito por: Edney Oliveira