menu

Paraíba

26/03/2013


Campanha de Combate à Tuberculose 2013

Prefeitura de JP

 Na manhã desta terça-feira, 26, acontece em João Pessoa a Campanha de Combate à Tuberculose 2013 realizada pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS). A ação marca o Dia Internacional de Combate à Tuberculose, no último domingo, 24. No Parque Solo de Lucena haverá a distribuição de material educativo, além da exposição de faixas explicativas nos semáforos.

Profissionais da SMS estarão em um estande montado na Lagoa para orientar as pessoas, distribuir material informativo e encaminhar os pacientes sintomáticos às unidades de Saúde dos bairros onde moram, para fazer o exame. “Quanto mais precoce o diagnóstico, mais rápida será a cura”, salientou a coordenadora da Área Técnica da Hanseníase e Tuberculose da SMS, Eveline Vilar.

Segundo ela, pessoas com sintomas da doença – tosse frequente há mais de três semanas, perda de apetite, perda de peso, entre outros – devem fazer o exame e iniciar logo o tratamento. “Quem convive com o paciente também deve fazer o exame, devido à facilidade de transmissão da doença. No entanto, logo que inicia o tratamento, o paciente já deixa de transmiti-la”, acrescentou.

O que é

A tuberculose é uma doença infectocontagiosa causada por uma bactéria que afeta principalmente os pulmões, mas também pode ocorrer em outros órgãos do corpo, como ossos, rins e meninges (membranas que envolvem o cérebro).

A transmissão da tuberculose é direta, de pessoa a pessoa. O doente expele, ao falar, espirrar ou tossir, pequenas gotas de saliva que contêm o agente infeccioso e podem ser aspiradas por outro indivíduo, e contaminá-lo. Outros fatores que favorecem ao estabelecimento da tuberculose são: má alimentação, falta de higiene, tabagismo, alcoolismo ou qualquer outro fator que gere baixa resistência orgânica.