menu

Futebol

09/09/2019


Brasileirão 2019 – Após consolidar a liderança, Flamengo joga bonito e coerente

Jorge Jesus em treino do Flamengo

Com o Brasileirão 2019 se aproximando da sua metade, já é possível ter uma ideia mais clara dos rumos da competição e equipes que irão a brigar pelo título nacional brasileiro. E o Flamengo é um dos indiscutíveis favoritos, não apenas pela liderança e resultados, mas em termos de estilo de jogo e consistência.

O técnico Jorge Jesus trouxe de Portugal as ferramentas necessárias para conseguir o sucesso da equipe nesse Campeonato Brasileiro e trazer de volta o estilo e resultados ao jogo do Flamengo. Aos 64 anos, ele enfrenta atualmente o enorme desafio de restaurar a glória continental de um dos maiores clubes do Brasil.

Em um clube do tamanho do Flamengo, todos os torneios devem ser levados a sério, mas há uma prioridade acima de tudo: a Copa Libertadores. Na primeira semana de outubro o time de Jesus enfrentará o Grêmio na semifinal brasileira da Libertadores 2019. E será a primeira prova de fogo contra Renato Gaúcho. Chegando para substituir Abel Braga, que ficou menos de seis meses no cargo, o veterano português Jorge Jesus está no comando e trabalha no Brasil pela primeira vez em sua carreira.

O Rubro-Negro não conquistou o título da Copa Libertadores desde 1981, até o momento, seu único triunfo neste torneio. E foi a lenda do clube, Zico, em um dos grandes momentos da sua carreira, trouxe o triunfo naquele ano de 81.  Como uma das principais equipes do Brasil, o Flamengo sabe que pode mais e é um fato decepcionante que o técnico português procurará retificar.

Jesus tem quase 30 anos de experiência e chegou ao Rio de Janeiro após uma breve passagem pela Arábia Saudita, no Al-Hilal, sendo o segundo técnico português na história do Flamengo. Cândido de Oliveira, que tinha três passagens pela seleção portuguesa, passou um breve período no clube em 1950, durante o ano em que o Estádio do Maracanã foi inaugurado. Desde então parece ser o maior desafio para um time da magnitude do Flamengo que tenta nessa temporada encontrar o equilíbrio certo entre experiência  e talento.

Com um cronograma apertado devido ao excesso de jogos e ligas do calendário do futebol brasileiro, além do hiato por causa da Copa América, os jogadores respondem bem e mantém a liderança do torneio, com o mesmo número de pontos do Santos, mas com um saldo de gols melhor! A saída de Vinicius Jr. e Lucas Paquetá, duas peças importantes no vice-campeonato do Brasileirão 2018, não mudou muito o estilo jogo do Flamengo. A chegada de Filipe Luis e outras peças importantes trouxe mais experiência ainda…

O sucesso em campo se deve ao fato de algumas mudanças no dia a dia do Mengão. Jorge Jesus adotou vários novos recursos nas sessões de treinamento, incluindo a introdução do carrinho tático e da altura ajustada da grama, o treinador português fez novas marcações no campo e trouxe um drone para a atividade de treinamento. O drone foi um dos muitos pedidos do treinador para realizar seus métodos de treinamento progressivo. O dispositivo é controlado pelos analistas Rodrigo Araújo e Gil Henriques, do comitê técnico do clube.

A idéia por trás da introdução da tecnologia é filmar as atividades durante o treinamento e usar as imagens para analisar erros e sucessos posteriormente. No campo de treinamento do Flamengo uma nova marcação foi projetada para dar noção de compactação. A idéia é que nenhum atleta deve ocupar o mesmo espaço alocado ao seu parceiro. Além disso, os painéis de publicidade que dividem o campo 2 foram removidos para evitar ferimentos. O novo corte de milímetro no nível da grama aumentará a velocidade da bola no chão. Jorge Jesus quer garantir que seus jogadores possam mudar de direção e passar rapidamente. Cortar o gramado mais abaixo do que o normal ajuda nessa direção.

O Flamengo atualmente ocupa a primeira colocação na Série A e a torcida já espera conquistar o primeiro título do Campeonta Brasileiro desde 2009. Além dessa disputa, o Mengão ainda está vivo na Copa Libertadores, o sonho maior de todo torcedor hoje em dia. Ainda falta muito chão para os títulos chegarem na Gávea, mas de acordo com o andar da carruagem, os milhões de flamenguistas Brasil afora já podem sonhar…


Portal WSCOM