menu

Economia & Negócios

02/11/2017


Smart poderoso rouba cena do iPhone 8

BONITO E BARATO

os iPhone 8 e 8 Plus estão no topo da lista dos celulares mais rápidos do mundo, segundo o Antutu, plataforma de comparação de desempenho de smartphones. Logo atrás dos celulares da Apple está o OnePlus 5, o terceiro colocado do ranking e o mais poderoso entre os aparelhos que rodam Android. O modelo chinês não é vendido no Brasil, mas é constantemente lembrado como opção de bom custo-benefício, aliando performance a um preço mais baixo.

O OnePlus 5 tem especificações de ponta mesmo custando dois terços de um iPhone 8, considerando preços praticados no exterior. O celular da Apple, vale lembrar, é o primeiro com recarga rápida e sem fio, ambas já presentes no rival que vem do oriente. Veja a seguir como se comparam as fichas técnicas dos smartphones mais avançados do momento em termos de velocidade.

Tela

O OnePlus 5 tem tela de 5,5 polegadas Full HD (1920 x 1080 pixels), mesmos tamanho e resolução presentes no display do iPhone 8 Plus. A diferença fica por conta da tecnologia usada para iluminar a tela, que é Amoled no OnePlus 5, com alto nível de contraste; e IPS LCD no iPhone, que exibe gama mais ampla de cores. Já o iPhone 8 vem com o display de menores dimensões e resolução, com 4,7 polegadas e 750 x 1334 pixels.

Diante dessas características, o iPhone 8 tende a apresentar menor qualidade ao exibir conteúdos no display. O smartphone tem densidade de tela de 326 pixels por polegadas, enquanto o OnePlus 5 e o 8 Plus possuem 401 ppi.

Design

Os aparelhos da OnePlus e da Apple são construídos em diferentes materias. A primeira fabricante utiliza alumínio em seu smartphone, dando um aspecto premium à carcaça. Já a segunda companhia voltou a adotar o vidro na traseira de seus aparelhos por conta da recarga sem fio. O visual dos celulares é similar, com câmera dupla na parte traseira (no iPhone, o recurso é exclusivo da versão Plus), botão de início na parte frontal e um aproveitamento de tela que não chega ao nível de rivais como o Galaxy S8.

Nesse sentido, o OnePlus 5 vence o iPhone por oferecer, proporcionalmente, mais tela em um corpo menor. O celular chinês tem display de 5,5 polegadas como no iPhone 8 Plus, mas suas dimensões são menores, em um nível que fica entre o 8 Plus e o iPhone 8 convencional. Os novos modelos de iPhone, por outro lado, saem na frente na resistência a líquidos, pois podem ser mergulhados em até 1 m de água por 30 minutos. Esse tipo de proteção não existe no OnePlus 5.

Câmeras

Mesmo sendo mais barato, o OnePlus 5 traz praticamente os mesmos recursos de câmera presentes no iPhone 8. Ele oferece, por exemplo, duas câmeras na parte traseira, característica similar ao do iPhone 8 Plus. O modelo chinês conta com um sensor de 16 megapixels e outro de 20 MP, enquanto no aparelho da Apple são dois de 12 MP. Com o recurso de câmera dupla, os celulares podem aplicar zoom ótico, que não distorce a imagem, além de fotografar com efeito de fundo desfocado, conhecido como modo retrato. Vale lembrar que o iPhone 8 possui somente uma câmera de 12 MP e não possui captura com profundidade de campo.

As principais diferenças estão na estabilização de imagem, que é óptica no iPhone e eletrônica no OnePlus 5; e na abertura de lente, que é maior no OnePlus 5 (f/1,7 contra f/1,8). A tendência é que o iPhone 8 ofereça um desempenho melhor em gravação de vídeos e fotos em movimento, ao passo que o OnePlus pode captar mais luz em ambientes escuros.

As distinções tendem a ser maiores nas selfies, já que a resolução oferecida pela câmera do OnePlus 5 é superior. São 16 megapixels no modelo chinês contra 7 MP no iPhone 8. Embora essas especificações não resultem, necessariamente, em maior ou menor qualidade fotográfica, os 9 megapixels a mais ajudam na hora de obter fotos maiores e de aplicar zoom digital.