Paraíba

Blog de WS: Roberto Santiago e MP precisam se acertar e resolver soltura

O jornalista Walter Santos traz nesta segunda-feira em seu blog uma análise sobre a situação do empresário Roberto Santiago.


17/06/2019

Jornalista e analista político Walter Santos

Depois de meses da prisão do empresario Roberto Santiago, dono dos Manaíra e Mangabeira Shopping, em face de uso indevido na relação com a Prefeitura de Cabedelo, o blog de Walter Santos aponta nesta segunda-feira (17)  a necessidade de um Termo de Acordo de Conduta (TAC) com Ministério Público para reparos de danos (devolução de recursos), regramento de conduta e sua liberdade.

 

Roberto Santiago: a hora de Acordo, devolução possível e soltura para evitar quebradeira geral

 

A Paraíba tem convivido com cenas inimagináveis ser possível de acontecer, a exemplo das prisões do empresário Roberto Santiago, grande empreendedor de João Pessoa, e da ex-Secretária de Administração do Estado, Livânia Farias, flagrados em atitudes de desvios de conduta.

 

Tudo posto, ressalte-se a atuação da GAECO que em operações distintas ( Xeque Mate e Calvário) tem agido com suas medidas de desvendamento chegando onde chegou.

 

PÓS CONSOLIDAÇÃO

 

Se é plausível defender as ações reparadoras do Ministério Público, há de se admitir que entre as alternativas existentes no caso Roberto Santiago, uma delas pode se configurar em TAC com a finalidade de acordo para devolução possível de danos, o regramento de conduta do empresário em torno de Cabedelo e seus personagens obrigando-o de distanciamento de todo contexto para, enfim, lhe garantir a liberdade.

 

É evidente que não se vislumbra em torno do Caso Roberto procedimentos iguais aos adotados por Sérgio Moro em Curitiba exigindo prisão preventiva alongada passando de meses/anos e delação de personagens com condição localizada de interesses para redução da pena.

 

EXAGEROS, NÃO

 

No caso nacional, como todos acompanham, se configurou crime latente do ex-juiz ao conduzir o processo manietando o MPF combinando até com delatores para punir Lula, tudo ferindo as Leis.

 

O caso Roberto Santiago é outro mas precisa, sim, se acertar com a Justiça, portanto, em assim procedendo tem de agir urgente para que seus patrimônios – Manaíra e Mangabeira Shopping – sobrevivam com perspectiva porque, sem sucessor à altura de sua inventividade à frente deles, como se dá na atualidade, não é demais admitir graves riscos.

 

Não acreditamos no caso em tela na repetição do que aconteceu com a LAVA JATO – importante operação de combate à corrupção – que se desviou ao politizar os procedimentos e permitir o Fechamento de grandes construtoras nacionais.

 

Repito: não é o caso de Roberto.

 

HORA DE TAC

 

Pelo andamento dos fatos resguardando a Lei e a importância do MP, em algum tempo será preciso consolidar-se um TAC – Termo de Acordo de Conduta, algo presumido nas normas, e resolver de vez a soltura de Roberto Santiago.

 

Ou ele vai mofar na cadeia? Não pode. Tem de pagar o que deve e sobreviver agora preservando-se com atitudes licitas de mercado.

 

UMAS & OUTRAS

 

…O ex-senador Cássio Cunha Lima vive sua melhor fase de sobrevivência pessoal, agora suando mais e longe de cobranças excessivas. Como diria Maria Júlia lá na Torre, não há um mal que não traga um bem.

 

…Há um “mimimi” dizendo que o ex-prefeito de São Paulo, Fernando Haddad, está vindo passar o São João na Paraíba. Ele tratou disso com o ex-governador Ricardo Coutinho, sexta–feira, em São Paulo.

 

…A crise entre os governadores do Nordeste Bolsonaro vai aumentar.

 

ÚLTIMA

 

“É a volta do cipó de aroeira/no lombo de quem mandou dar”



Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
// //