menu

Paraíba

23/06/2019


WS: Cultura de oportunistas causa transtornos e engarrafamento quilométrico em Bananeiras

Imagem reprodução

O Blog do jornalista Walter Santos, neste domingo (23), traz uma análise sobre o caos enfrentado por moradores e turistas que visitaram a cidade de Bananeiras, na Serra da Borborema, para celebrar uma das mais tradicionais festas de São João da Paraíba.

 

O São João 2019 em Bananeiras teve o maior engarrafamento da sua história com quilômetros de distância e carros sem entrar ou sair do município.

Segundo o jornalista, tal fato se deu por “no mundo contemporâneo brasileiro perdurar a cultura de oportunistas, por exemplo, implantada por milicianos à partir do Rio de Janeiro, mas se espalhando por todo País, de querer impor suas vontades na força, na marra”.

 

Confira o texto na íntegra:

 

O caos no tráfego de Bananeiras denuncia a péssima cultura oportunista no trânsito

2019 ficará na história como o ano em que Bananeiras conviveu na sua festa mais famosa – o São João – com o registro do caos no acesso rodoviário à cidade, no trecho vindo de Borborema e adjacências simplesmente porque espertos e apressados resolveram ocupar as duas partes da pista parando o fluxo de veículos na cidade.

 

No mundo contemporâneo brasileiro perdura a cultura de oportunistas, por exemplo, implantada por milicianos à partir do Rio de Janeiro, mas se espalhando por todo País, de querer impor suas vontades na força, na marra.

 

Mutatis mutandi (expressão advinda do latim que significa mudando o que tem de ser mudado) foi o que aconteceu no trânsito em Bananeiras na véspera de São João.

 

Em face da decisão de motoristas de querer chegar mais cedo ou o mesmo na saída ocupando o lado inverso da rodovia, eis o resultado: o trânsito ficou travado por horas durante a noite e madrugada.

 

Foi preciso acionar a Policia Militar para destravar o tráfego em face do caos estabelecido. Dezenas de ônibus, micro ônibus e veículos ficaram com pessoas sem acesso ao São João impedidos pelo travamento do trânsito.

 

FESTA COM MAIOR PÚBLICO

Em 2019, mesmo com a decisão da Prefeitura de ampliar os espaços de acesso público, o São João de Bananeiras teve público recorde gerando desconforto com a multidão presente.

 

A partir do dia seguinte da festa, a Prefeitura vai precisar desenvolver um Fórum para debater como resolver em 2020 o alto fluxo de veículos e de pessoas no centro da cidade gerando caos e travamento total do trânsito.

 

Em síntese, o prefeito Douglas Lucena tem o desafio de debater e resolver este sério problema.